A dinamicidade das práticas discursivas de uma comunidade virtual de aprendizagem

Autores/as

  • Valeska Virgínia Soares Souza Universidade Federal de Uberlândia

Resumen

Com a possibilidade de salas de aula virtuais nas quais convergem texto, áudio e vídeo, em plataformas únicas de comunicação,defendo que os ambientes virtuais de aprendizagem (AVAs) configurados nessas plataformas (sistemas de gerenciamento de cursos) devam ser considerados comunidades virtuais de aprendizagem, que emergem a partir das ações dos agentes no ambiente. Neste artigo, apresento a investigação de uma comunidade virtual de aprendizagem no que se refere a dinâmicas emergentes, em termos de práticas discursivas. Para conduzir a pesquisa, segui os pressupostos da Teoria dos Gêneros, de Swales (1990, 1998, 2004) e do Paradigma da Complexidade. O estudo constituiu-se uma pesquisa descritiva de natureza qualitativa e de orientaçãoetnográfica virtual (Hine, 2000). Após analisar a produção textual nos links Perfil, Diário de bordo, Correio, Fórum e Bate-papo, observei que características dos discursos oral e escrito se mesclaram na produção textual dos membros da comunidade discursiva; diferentes gêneros encaixaram-se nos diferentes suportes; e o propósito comunicativo se mostrou parte importante dessa rede complexa.


Palavras-chave: comunidades virtuais de aprendizagem, gêneros, Complexidade.

Biografía del autor/a

Valeska Virgínia Soares Souza, Universidade Federal de Uberlândia

Valeska Virgínia Soares Souza possui graduação em Letras, especialização em ensino e aprendizagem de língua inglesa, mestrado em Linguística, com foco em letramento digital, pela Universidade Federal de Uberlândia (2007), doutorado em Linguística Aplicada, na linha de pesquisa Linguagem e Tecnologia, pela Universidade Federal de Minas Gerais (2011). Trabalha com ensino de línguas desde 1989. Seu interesse de pesquisa está relacionado ao uso de novas tecnologias de informação e comunicação para a aprendizagem de línguas. Atualmente, compõe o quadro de professores da Universidade Federal de Uberlândia e desenvolve suas atividades no Instituto de Letras e Linguística e no CEAD/UFU.

Publicado

2012-11-19

Cómo citar

Souza, V. V. S. (2012). A dinamicidade das práticas discursivas de uma comunidade virtual de aprendizagem. Calidoscópio, 10(3), 256–269. Recuperado a partir de https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/1768