A abordagem das relações entre fala e escrita nas práticas de duas professoras da Rede Municipal do Recife
DOI:
https://doi.org/10.4013/cld.2024.214.05Abstract
O propósito deste artigo é refletir sobre as o ensino das relações entre fala e escrita, sistematizando resultados de pesquisas anteriores para caracterizar as diferentes dimensões desse trabalho pedagógico. Para problematizar esse tema, buscou-se também analisar práticas de duas professoras do 4º ano do Ensino Fundamental da Rede Municipal do Recife. Quanto à caracterização do ensino das relações entre fala e escrita foram retomadas as categorias “oralização do texto escrito ou memorizados”; “reflexões sobre semelhanças e diferenças entre textos orais e escritos”; “oralidade como apoio à produção escrita” e “escrita como apoio à produção oral”, construídas por Leal et al (2012), Leal e Seal (2012), Leal (2022) e Souza (2022). Quanto à análise das aulas observadas, os dados evidenciaram que nas práticas das professoras prevaleceram apenas situações de leitura em voz alta (oralização de textos escritos ou memorizados) e a escrita de textos para apoio à produção oral, em situações de produção de gênero orais. As demais categorias não foram abordadas, evidenciando a necessidade de aprofundamento de estudos sobre a didática do ensino da linguagem oral e suas interfaces com a escrita.
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