Possibilities for teaching reading comprehension through the proposition of workshops on reading strategies

Authors

DOI:

https://doi.org/10.4013/cld.2024.215.02

Keywords:

Compreensão leitora, Ensino de leitura estratégica, Domínio de conhecimento

Abstract

Reading as a teaching object is the basis on which the research reported in this article is proposed, the object of which lies in investigating the effects of strategic reading instruction – named lexical acquisition, co-referencing, and summarization – on the comprehension of text in which mastery of knowledge of the specialty area is required. The perspective on what reading is and which are the processes involved in it derives from Psycholinguistic studies focused on outlining this task and the processes and attitudes involved in understanding. The aim is to explain whether and how systematic and explicit instruction regarding strategic reading relates to reader behavior and procedure when faced with a reading task to understand the text. It is an experimental study with a quantitative approach. Two Engineering classes of students participated in the research, one constituting the experimental group (N = 15) and the other composing the control group (N = 14). The results suggest that formal instruction on the strategic approach to the text changes reading behavior, which facilitates the comprehension process and its results, even though the workshops were taught at a specific point in the academic training.

Author Biographies

Thais de Souza Schlichting, Universidade Regional de Blumenau

Doutora em Linguística (área de concentração Psicolinguística) pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado em Educação) da Universidade Regional de Blumenau (FURB) e graduada em Letras (Língua Portuguesa - Língua Inglesa e suas respectivas literaturas) pela FURB. Faz parte dos grupos de pesquisa Linguagens e Letramentos na Educação (FURB), Grupo de Estudo e Pesquisa em Leitura e Compreensão (UFSC) e do Grupo de Estudo de Alfabetização - GRUPA (UNESP). Coordena o Grupo de Estudos em Educação Linguística e Literária (FURB). Atualmente, é coordenadora de colegiado do curso de Letras Inglês FUMDES (parceria entre a FURB e a UNESC) e do colegiado do curso de Letras Inglês FUMDES (parceria entre a FURB e a UNIDAVI).

Ana Cláudia de Souza, Universidade Federal de Santa Catarina

Professora titular do Departamento de Metodologia de Ensino (MEN) e permanente do Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGL) da Universidade Federal de Santa Catarina. Professora voluntária do doutorado no Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos (PPGEL) da Universidade Federal da Fronteira Sul. Doutora em Linguística, na área de concentração Psicolinguística, com pós-doutoramento pela Universidade Federal de Santa Catarina. Pesquisadora dos Grupos de Pesquisa: Núcleo de Estudos em Leitura (NEL / UFSC / CNPq), Grupo de Estudos de Alfabetização (GRUPA / UNESP / CNPq), Laboratório de Linguística na Escola (LALESC - UFSC / CNPq), Conversas com currículos nos cotidianos das universidadescolas (ConCu / CNPq) e Grupo de Estudos em Processamento Linguístico (GEPROL / CNPq). Desenvolve pesquisas sobre leitura e compreensão, considerando aspectos de processamento, aprendizagem e ensino, abarcando também o processo de alfabetização, e sobre formação de professores para ensino de leitura e escrita.

José Ferrari Neto, Universidade Federal da Paraíba

Possui graduação em Letras pela Universidade Católica de Petrópolis (1999), especialização em Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000), mestrado (2003) e doutorado (2008) em Estudos da Linguagem pela Pontificia Universidade Catolica - RJ. Pós-Doutorado em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) (2016). Pesquisador 2 do CNPq. Tem experiência em docência e pesquisa na área de Linguística, com ênfase em Psicolingüística e Aquisição da Linguagem. Foi Professor Assistente de Língua Portuguesa e Línguística Geral na Universidade Católica de Petrópolis (RJ) e Professor de Linguística na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atualmente é Professor Associado III de Linguística e Língua Portuguesa na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), atuando no Programa de Pós-Graduação em Linguística (Proling) e no Mestrado Profissional em Linguística e Ensino (MPLE).  Desenvolvendo pesquisas no LAPROL (Laboratório de Processamento Linguístico), com investigações voltadas para o léxico, morfologia, correferência e leitura.

Published

2024-12-30

How to Cite

de Souza Schlichting, T., de Souza, A. C., & Ferrari Neto, J. (2024). Possibilities for teaching reading comprehension through the proposition of workshops on reading strategies. Calidoscópio, 22(2), 291–310. https://doi.org/10.4013/cld.2024.215.02