A disciplina Introdução à Língua Brasileira de Sinais para os cursos de graduação da Universidade Federal de Goiás: discussões político-linguísticas a partir do programa curricular da disciplina

Authors

  • Guilherme Gonçalves de Freitas Universidade Federal de Goiás (UFG)
  • Juliana Guimarães Faria Universidade Federal de Goiás (UFG)
  • Francisco Rogiellyson da Silva Andrade Universidade Federal do Ceará (UFC)

DOI:

https://doi.org/10.4013/cld.2023.212.04

Abstract

This article analyzes the curriculum of the subject Introduction to Brazilian Sign Language (Libras) offered to undergraduate courses at the Federal University of Goiás (UFG), with a view to investigating the concepts of language (langue and langage) that guide its formulation and, consequently, realizing the political implications that these pedagogical choices affect Libras' teaching and learning process. We rely on studies that deal with Language Policies regarding the teaching of Libras ((ALTENHOFEN, 2013; BRASIL, 2002, 2005; NUNES, 2020) and we problematize some praxiologies of language (langue and langage) (ANDRADE; RIBEIRO; MAIA-VASCONCELOS, 2021; KOCH, 2013; MOITA LOPES, 2010). The results indicate that discursive conceptions of language (langue and langage) are pulverized in the document under analysis, allowing the discussion of interactions by Libras as identity and ideological phenomena. On the other hand, the workload given to the subject indicates that it is insufficient for effective work with the planned discussions, as well as the theoretical references seem incompatible with the conceptions of the plan. Finally, the fact that the program design is not customized to the different areas of knowledge to which the discipline is offered is problematic.

Author Biographies

Guilherme Gonçalves de Freitas, Universidade Federal de Goiás (UFG)

Possui duas graduações, a primeira em licenciatura em Letras: Libras pela Universidade Federal de Goiás (2016) e a segunda licenciatura em Pedagogia pela Faculdade Campos Elíseos (2022). Possui duas especializações, a primeira em Linguística das Línguas de sinais pela Universidade Federal de Goiás (2018) e a segunda em Linguística Aplicada e Ensino de Línguas pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2021). Concluiu o mestrado em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Goiás (2020) com estudo desenvolvido com a escrita das línguas de sinais (ELiS). Atualmente, é Doutorando em Letras e Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Goiás - PPGL/UFG (2021). Atua no ensino superior desde 2018, nas áreas de linguística e ensino de Libras e ELiS. Tem proficiência do Centro de Capacitação de Profissionais da Educação e de Atendimento às Pessoas com Surdez /Goiás- (CAS/GO ) para atuar como intérprete de Libras. Atuou como voluntário nos jogos olímpicos Rio 2016 na função de intérprete de Libras. Atualmente, é colaborador do grupo de pesquisa do Laboratório de Leitura e Escrita em Língua de Sinais - LALELIS e membro do Grupo de Pesquisa Educação bilíngue e ensino/aprendizagem das línguas de sinais, no qual desenvolve estudos sobre ensino-aprendizagem de Libras/ELiS, formação de professores e inclusão pela Universidade Federal de Goiás.

Juliana Guimarães Faria, Universidade Federal de Goiás (UFG)

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Goiás (2001), especialização em Informática em Educação (UFLA, 2003), Avaliação Institucional (UEG, 2005) e em Mídias Digitais (IPOG, 2014), mestrado (2005) e doutorado (2011) em Educação pela Universidade Federal de Goiás e estágios pós-doutoral em: (1) Educação, Linguagem e Tecnologias realizado na Universidade Estadual de Goiás (UEG, 2014), estudando a relação tecnologias, linguagem e educação de surdos; e (2) estágio pós-doutoral na Universitat Autònoma de Barcelona/Espanha (UAB, 2017) no Departament de Traducció i dInterpretació i dEstudis de lÀsia Oriental, estudando a formação de profissionais de tradução e interpretação de línguas orais e línguas de sinais. É professora (Associada 1) na Faculdade de Letras da Universidade Federal de Goiás (FL/UFG) nos cursos de: a) Licenciatura em Letras: Libras; b) Bacharelado em Letras: Tradução e Interpretação em Libras/Português; c) Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística; e d) curso de Especialização em Linguística das Línguas de Sinais. Atualmente é investigadora visitante na Universitat Autónoma de Barcelona desenvolvendo o projeto de pesquisa "Formação de Tradutores e Intérpretes de Língua Brasileira de Sinais - Língua Portuguesa". Tem experiência na área de Educação Superior com ênfase em Políticas Educacionais e Linguísticas, atuando principalmente nos seguintes temas: educação a distância, tecnologia educacional, formação de tradutores e intérpretes de língua de sinais, formação de professores, ensino de língua de sinais, educação de surdos e políticas linguísticas e tradutórias.

Francisco Rogiellyson da Silva Andrade, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Mestre e Doutorando em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Ceará, Graduado em Letras: Língua Portuguesa e respectivas Literaturas de Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Ceará e Especialista em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira pela Universidade Cândido Mendes. Atualmente, também faz especialização em Linguística Aplicada e Ensino de Línguas pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul. Atua como professor efetivo da Rede Municipal de Ensino de Fortaleza e da Rede Estadual de Ensino do Ceará na área de Língua Portuguesa. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase nos estudos de Linguística Aplicada ao ensino de língua materna e à formação de professores de língua materna e estrangeira. Interessa-se, ainda, pelo estudo de narrativas autobiográficas em sua vertente teórica e metodológica.

Published

2023-07-24

How to Cite

Gonçalves de Freitas, G., Guimarães Faria, J., & Rogiellyson da Silva Andrade, F. (2023). A disciplina Introdução à Língua Brasileira de Sinais para os cursos de graduação da Universidade Federal de Goiás: discussões político-linguísticas a partir do programa curricular da disciplina . Calidoscópio, 21(2), 291–306. https://doi.org/10.4013/cld.2023.212.04