Consciência linguística e ecológica: uma análise da Avaliatividade na obra A chave do tamanho, de Monteiro Lobato

Authors

  • Cristiane Fuzer Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
  • Noemi Boer Universidade Franciscana (UFN)
  • Lauren Linck Nilson Universidade de Passo Fundo (UPF)

DOI:

https://doi.org/10.4013/cld.2021.194.09

Abstract

The presente study proposes a work to develop ecological consciousness through the expansion of linguistic consciousness that can provide subsidies to introduce the teaching of codes and concepts of Biology in the context of High School from the reading of a Brazilian literature. Based on the principles of Systemic-Functional Linguistics (HALLIDAY; MATTHIESSEN, 2014), excerpts of the work A Chave do Tamanho (The Sizing Switch), by Monteiro Lobato, that present keywords referring to Biology contents were analyzed, focusing on occurrences of attitude in the discursive system of the Appraisal (MARTIN; WHITE, 2005). Based on the results, questions that constitute a motivational strategy for teaching Biology knowledge. This strategy can expand to different fields of knowledge in the school curriculum.

Author Biographies

Cristiane Fuzer, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Pós-Doutora em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Mestre e Doutora em Letras pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), com estágio doutoral na Faculdade de Lisboa, Graduada em Letras Licenciatura em Língua Portuguesa e Literaturas. Professora Associada do Departamento de Letras Vernáculas e do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFSM, Vice-Diretora do Centro de Artes e Letras da UFSM, Vice-coordenadora do GT em Linguística Sistêmico-Funcional na ANPOLL e integrante do GrPesq/CNPq Sistêmica, Ambientes e Linguagens (SAL). Coordena o programa de extensão Ateliê de Textos na UFSM.

Noemi Boer, Universidade Franciscana (UFN)

Doutora em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Mestre em Educação Brasileira pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Graduada em Ciências habilitação em Biologia e Graduada em Pedagogia, habilitação em Supervisão Escolar. Professora adjunta II da Universidade Franciscana (UFN), atua no Mestrado em Ensino de Humanidades e Linguagens, MEHL e no do Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos, CEP/UFN. Professora colaboradora do Programa de Pós-graduação em Ensino Científico e Tecnológico da URI Santo Ângelo.

Lauren Linck Nilson, Universidade de Passo Fundo (UPF)

Doutoranda em Educação pela Universidade de Passo Fundo (UPF), Mestre em Ensino Científico e Tecnológico pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), Graduada em Ciências Biológicas, com Especialização em Interdisciplinaridade na Educação Básica pela Universidade Federal da Fronteira Sul. Agente de Tratamento de Água e Esgoto, atua na Companhia Riograndense de Saneamento Básico (CORSAN). 

Published

2022-03-24

How to Cite

Fuzer, C., Boer, N., & Linck Nilson, L. (2022). Consciência linguística e ecológica: uma análise da Avaliatividade na obra A chave do tamanho, de Monteiro Lobato . Calidoscópio, 19(4), 553–568. https://doi.org/10.4013/cld.2021.194.09