Etnografia da linguagem como políticas em ação

Autores

  • Neiva Maria Jung Universidade Estadual de Maringá
  • Regina Coeli Machado e Silva Universidade Estadual do Oeste do Paraná/Campus de Foz do Iguaçu
  • Maria Elena Pires Santos Universidade Estadual do Oeste do Paraná/Campus de Foz do Iguaçu

Resumo

Em Linguística Aplicada, muitas vezes nos perguntamos, ou somos inquiridos, a respeito do tipo de pesquisa que realizamos - se é de fato etnografia ou se é “do tipo”, “de cunho” ou “com nuances etnográficas”. Pretendemos mostrar que tais indagações tendem a isolar momentos da experiência etnográfica, tomando-os como etnografia, deixando de lado a unicidade da experiência, não explicitando e por vezes ignorando a relação inseparável entre objeto, teoria e método, reduzindo, assim, a etnografia a um método de trabalho de campo. A partir dessa problemática, levantada por meio das pesquisas etnográficas que realizamos em contextos escolares, nosso objetivo neste artigo é abordar a unicidade da experiência etnográfica e sua abrangência para além das especificidades do trabalho de campo. Argumentamos que as etnografias da linguagem em Linguística Aplicada são políticas em ação que atendem a demandas sociais, culturais, econômicas, acadêmicas e pessoais, o que implica tanto nossa participação em contexto quanto o dialogismo constituinte de todo processo de pesquisa, inclusive da escrita do relato etnográfico.

Biografia do Autor

Neiva Maria Jung, Universidade Estadual de Maringá

Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná, mestrado em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas e doutorado em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente é professora associada da Universidade Estadual de Maringá. Atua na graduação e pós-graduação em Letras (mestrado e doutorado) desta Universidade. Tem experiência na área de Linguística Aplicada, pesquisando sobre os seguintes temas: letramento, identidades sociais, multilinguismo, etnografia e fala-em-interação social. Coordena o grupo de pesquisa Letramento, Etnografia, Interação, Aprendizagem e Multilinguismo (LEIAM).

Regina Coeli Machado e Silva, Universidade Estadual do Oeste do Paraná/Campus de Foz do Iguaçu

Possui graduação em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1980), mestrado em Sociologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1989) , doutorado em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro/Museu Nacional (1999) e pós-doutorado em Antropologia pela Universidade Nacional de Brasília(2006). Atualmente é professor associado da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em Antropologia das Sociedades Modernas, atuando principalmente nos seguintes temas: arte e antropologia, literatura e sociedade, literatura brasileira contemporânea, estética do mal, antropologia e educação, etnografia escolar, imigração, identidade e fronteiras, representação da pessoa e do trabalho. Lider do Grupo de Pesquisa de Estudos Interdisciplinares: políticas linguísticas, diversidade e fronteiras e participante dos Grupo de Pesquisa Construções socioculturais da Tríplice Fronteira/UNILA, Poéticas do imaginário e memória, Confluências da ficção, história e memória na literatura e nas diversas linguagens.

Maria Elena Pires Santos, Universidade Estadual do Oeste do Paraná/Campus de Foz do Iguaçu

Possui graduação em Português e Francês pela Universidade Federal de Uberlândia (1972), mestrado em Letras pela Universidade Federal do Paraná (1999) e doutorado em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (2004) e pós-doutorado pela UNICAMP e pela UFSC. É professora Associada C da Unioeste, dos Cursos de Letras Português/Espanhol e Português/Inglês, do Mestrado/Doutorado em Sociedade, Cultura e Fronteiras, do Mestrado e doutorado em Letras e do Profletras, pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná.Atualmente é coordenadora do GT da ANPOLL Transculturalidade, Linguagem e Educação. É líder do Grupo de Pesquisa Estudos Interdisciplinares: Políticas Linguísticas, Diversidades e Fronteiras e é membro da linha pesquisa Linguagem, Cultura e Ensino e da Linha de Pesquisa Práticas Linguísticas, Cultura e Ensino, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Atua na área da Linguística Aplicada, com ênfase em pluralidade linguística e cultural, ensino, políticas linguísticas e formação de professores.

Palavras-chave: escrita; etnografia; práticas escolares.


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Publicado

2019-04-15

Como Citar

Jung, N. M., Machado e Silva, R. C., & Pires Santos, M. E. (2019). Etnografia da linguagem como políticas em ação. Calidoscópio, 17(1), 145–162. Recuperado de https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2019.171.08

Edição

Seção

Artigos