O Leitorado Brasileiro da Universidade da Cidade do Cabo, África do Sul: uma experiência com o ensino de Português como Língua Adicional em um contexto pós-colonial

Autores

  • Alan Silvio Ribeiro Carneiro Unifesp

Resumo

O ano de 2015 marcou o início de profundos debates sobre a educação superior na África do Sul. O legado histórico de exclusão social do apartheid ainda marca grande parte de suas instituições públicas, incluindo as universidades. É nesse complexo contexto educacional e no âmbito de um conjunto de políticas de aproximação do Brasil com a África, coordenadas pelo Ministério das Relações Exteriores (MRE) brasileiro, que foi implementado o Leitorado Brasileiro, na Universidade da Cidade do Cabo, em inglês, University of Cape Town (UCT). O objetivo deste artigo é delinear de forma mais detalhada as implicações desses múltiplos contextos macropolíticos na formulação das diretrizes do projeto pedagógico e nas práticas de ensino de português como língua adicional (PLA) nessa universidade, a partir da minha experiência como leitor na instituição. Para tal, primeiramente traço brevemente a trajetória da Seção de Língua Portuguesa na UCT e o impacto dos referidos contextos no desenho das diretrizes do projeto pedagógico da seção. Em seguida, tendo isso em vista, debato um conjunto de formulações teóricas no campo do ensino de línguas adicionais no ensino superior que guiaram o planejamento das práticas de ensino na universidade, com destaque para o conceito de competência simbólica. Ao final, apresento o programa de um dos cursos de português da UCT e o desenvolvimento de um conjunto de atividades didáticas desse curso, ambos realizados no âmbito do leitorado e que, partindo do horizonte teórico desenhado, indiciam potenciais modos para a construção de um fazer específico para o ensino de PLA na África do Sul que procura responder às necessidades locais.

Biografia do Autor

Alan Silvio Ribeiro Carneiro, Unifesp

É Professor Adjunto na área de políticas linguísticas na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Atuou como professor de português como língua adicional, na Universidade da Cidade do Cabo (UCT), África do Sul, pelo Programa de Leitorado da Divisão de Promoção da Língua Portuguesa (DPLP), do Ministério das Relações Exteriores (MRE), Brasil, entre 2015 e 2017. Fez o doutorado em Linguística Aplicada (2014), na área de Multiculturalismo, Plurilinguismo e Educação Bilíngue, na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). É Mestre em Teoria e História Literária (2009), na área de Literatura Brasileira, Licenciado em Letras (2007), Bacharel em Letras (2005) e Bacharel em Linguística (2003) pela mesma universidade. Foi estudante visitante no MOSAIC, Centro de Pesquisa sobre Multilinguismo, da Faculdade de Educação, da Universidade de Birmingham, Reino Unido, entre 2012-2013. Atuou como professor de português como língua materna e como língua adicional em diferentes contextos e tem experiência nessas áreas como formador de professores em nível de pós-graduação no Brasil e em Timor-Leste. Seus interesses acadêmicos são as pesquisas etnográficas na área de estudos da linguagem, em particular, sobre o desenvolvimento das políticas linguísticas e educacionais, com destaque para o ensino de português como língua adicional e o ensino de leitura e escrita acadêmica em contextos multilíngues e/ou multiculturais.

Palavras-chave: competência simbólica; ensino superior; estudos pós-coloniais; língua adicional.

 

Downloads

Publicado

2019-04-15

Como Citar

Carneiro, A. S. R. (2019). O Leitorado Brasileiro da Universidade da Cidade do Cabo, África do Sul: uma experiência com o ensino de Português como Língua Adicional em um contexto pós-colonial. Calidoscópio, 17(1), 121–144. Recuperado de https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2019.171.07

Edição

Seção

Artigos