O Leitorado Brasileiro da Universidade da Cidade do Cabo, África do Sul: uma experiência com o ensino de Português como Língua Adicional em um contexto pós-colonial
Resumo
O ano de 2015 marcou o início de profundos debates sobre a educação superior na África do Sul. O legado histórico de exclusão social do apartheid ainda marca grande parte de suas instituições públicas, incluindo as universidades. É nesse complexo contexto educacional e no âmbito de um conjunto de políticas de aproximação do Brasil com a África, coordenadas pelo Ministério das Relações Exteriores (MRE) brasileiro, que foi implementado o Leitorado Brasileiro, na Universidade da Cidade do Cabo, em inglês, University of Cape Town (UCT). O objetivo deste artigo é delinear de forma mais detalhada as implicações desses múltiplos contextos macropolíticos na formulação das diretrizes do projeto pedagógico e nas práticas de ensino de português como língua adicional (PLA) nessa universidade, a partir da minha experiência como leitor na instituição. Para tal, primeiramente traço brevemente a trajetória da Seção de Língua Portuguesa na UCT e o impacto dos referidos contextos no desenho das diretrizes do projeto pedagógico da seção. Em seguida, tendo isso em vista, debato um conjunto de formulações teóricas no campo do ensino de línguas adicionais no ensino superior que guiaram o planejamento das práticas de ensino na universidade, com destaque para o conceito de competência simbólica. Ao final, apresento o programa de um dos cursos de português da UCT e o desenvolvimento de um conjunto de atividades didáticas desse curso, ambos realizados no âmbito do leitorado e que, partindo do horizonte teórico desenhado, indiciam potenciais modos para a construção de um fazer específico para o ensino de PLA na África do Sul que procura responder às necessidades locais.
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