Constituindo-se professora-pesquisadora na formação inicial: uma experiência com o ensino de língua inglesa para adolescentes
Resumo
Este artigo investiga a constituição de uma professora-pesquisadora de língua inglesa em formação inicial, a partir da discussão dos resultados de uma pesquisa cujo foco foi: (i) problematizar a elaboração de material didático de ensino de língua inglesa para adolescentes; e (ii) analisar os possíveis desdobramentos das práticas de linguagem no desenvolvimento linguístico-discursivo e crítico dos alunos. A produção dos materiais, bem como a investigação realizada, pautou-se em uma perspectiva enunciativo-discursiva de linguagem, em especial nas noções de dialogismo, enunciação e compreensão responsivo-ativa e nos estudos da Linguística Aplicada. A análise do material didático elaborado aponta que as atividades trabalhadas em sala pautaram-se em três principais concepções de língua(gem), a saber: a) a língua como transparência; b) a língua como instrumento de comunicação; e c) a língua como tomada de posicionamento responsivo-responsável. Nesse sentido, a experiência, na formação inicial, de poder ocupar o lugar de professora e de pesquisadora parece ter propiciado deslocamentos discursivos que incidiram significativamente na prática pedagógica.
Palavras-chave: ensino de língua inglesa; formação de professor; material didático.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Concedo à Calidoscópio o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Calidoscópio acima explicitadas.