Constituindo-se professora-pesquisadora na formação inicial: uma experiência com o ensino de língua inglesa para adolescentes

Autores

  • Cristiane Carvalho de Paula Brito Universidade Federal de Uberlândia
  • Walkiria Felix Dias Universidade Federal de Uberlândia

Resumo

Este artigo investiga a constituição de uma professora-pesquisadora de língua inglesa em formação inicial, a partir da discussão dos resultados de uma pesquisa cujo foco foi: (i) problematizar a elaboração de material didático de ensino de língua inglesa para adolescentes; e (ii) analisar os possíveis desdobramentos das práticas de linguagem no desenvolvimento linguístico-discursivo e crítico dos alunos. A produção dos materiais, bem como a investigação realizada, pautou-se em uma perspectiva enunciativo-discursiva de linguagem, em especial nas noções de dialogismo, enunciação e compreensão responsivo-ativa e nos estudos da Linguística Aplicada. A análise do material didático elaborado aponta que as atividades trabalhadas em sala pautaram-se em três principais concepções de língua(gem), a saber:  a) a língua como transparência; b) a língua como instrumento de comunicação; e c) a língua como tomada de posicionamento responsivo-responsável. Nesse sentido, a experiência, na formação inicial, de poder ocupar o lugar de professora e de pesquisadora parece ter propiciado deslocamentos discursivos que incidiram significativamente na prática pedagógica.

Palavras-chave: ensino de língua inglesa; formação de professor; material didático.

 

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Publicado

2019-04-15

Como Citar

Brito, C. C. de P., & Dias, W. F. (2019). Constituindo-se professora-pesquisadora na formação inicial: uma experiência com o ensino de língua inglesa para adolescentes. Calidoscópio, 17(1), 56–77. Recuperado de https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2019.171.04

Edição

Seção

Artigos