Práticas de leitura na engenharia: discussão de contextos curriculares e metodológicos de formação no Brasil e em Portugal

Autores

  • Otilia Lizete de Oliveira Martins Heinig Universidade Regional de Blumenau - FURB
  • Thais de Souza Schlichting Universidade Federal de Santa Catarina

Resumo

As práticas de leitura têm sido modificadas em decorrência dos processos de informatização e globalização, passando a demandar que a ação profissional em diferentes áreas do saber tenha, também, se modificado. Assim, os profissionais engajados no mundo do trabalho, para além de conhecimentos técnicos de sua área, defrontam-se com a necessidade de atuar em práticas de letramento que caracterizam sua esfera de atuação. As engenharias não fogem a essa transformação e, então, discute-se sobre como práticas de leitura são abordadas na graduação em engenharia. Este trabalho tem o objetivo de discutir como se efetivam práticas de leitura em dois contextos curriculares distintos de formação em engenharia: um baseado em projetos e outro, organizado por disciplinas individualizadas. Para tanto, são realizadas análises qualitativas, sob cunho interpretativo, de enunciados produzidos em entrevistas semiestruturadas empreendidas com dois grupos de sujeitos: a) egressos de cursos de engenharia com currículos organizados por disciplinas individualizadas, no Brasil; b) estudantes do 7.º semestre do Mestrado Integrado em Engenharia de uma Universidade, em Portugal participantes de projetos articuladores entre as unidades curriculares. As análises são pautadas nas proposições do Círculo de Bakhtin, nos Estudos do Letramento e nas Teorias da Aprendizagem Ativa. Os dados sinalizam que o trabalho com práticas de leitura de forma articulada entre as disciplinas se mostra mais significativo aos acadêmicos, pois, ao estarem inseridos em projetos, eles experienciam sua atuação profissional ainda durante a formação inicial e compreendem, assim, as funções e os funcionamentos das demandas de leitura no mundo do trabalho.

Palavras-chave: letramentos; leitura; engenharias.

Biografia do Autor

Otilia Lizete de Oliveira Martins Heinig, Universidade Regional de Blumenau - FURB

Formada em Letras Português-Inglês pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (1985), possui mestrado em Educação pela FURB (1995) e doutorado em Lingüística pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003). Atualmente é professora visitante da Universidade Regional de Blumenau atuando no Mestrado em Educação. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Letras, atuando principalmente nos seguintes temas: professores, letramentos, ensino-aprendizagem, ensino fundamental e leitura.

Thais de Souza Schlichting, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutoranda em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestre em educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado em Educação) da Universidade Regional de Blumenau (FURB). Graduada em Letras (Língua Portuguesa - Língua Inglesa e suas respectivas literaturas) pela FURB. Tem experiência na área de Linguagem, com ênfase em Letramento, atuando principalmente nos seguintes temas: leitura, escrita, processos de autoria e as novas metodologias do processo ensino e aprendizagem em cursos de Engenharia. Tem experiência, ainda, como professora de Língua Portuguesa e Língua Inglesa e respectivas literaturas no Ensino Médio e nas disciplinas de Língua Portuguesa e Língua Inglesa no Ensino Fundamental.

Palavras-chave: letramentos; leitura; engenharias.


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Publicado

2019-04-15

Como Citar

de Oliveira Martins Heinig, O. L., & Schlichting, T. de S. (2019). Práticas de leitura na engenharia: discussão de contextos curriculares e metodológicos de formação no Brasil e em Portugal. Calidoscópio, 17(1), 37–55. Recuperado de https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2019.171.03

Edição

Seção

Artigos