As questões de género no manual escolar: uma abordagem linguística

Autores

  • Teresa Conceição Mendes Castro Universidade do Minho - Portugal
  • Rui Manuel Nascimento Lima Ramos Universidade do Minho - Portugal

Resumo

No presente estudo analisam-se textos de manuais/livros escolares utilizados no Ensino Básico de Portugal, pretendendo-se revelar as representações que estes constroem das crianças e da infância, por meio dos mecanismos linguísticos de atribuição de papéis estereotipados às crianças, consoante o género a que pertencem. A investigação inscreve-se no domínio abrangente dos Estudos da Criança, mas dá especial importância à materialidade linguística dos textos, tendo por base os pressupostos da Análise do Discurso. Conclui que as crianças representadas nos textos são retratadas de forma diferente, consoante o sexo a que pertencem: enquanto as crianças do sexo masculino são caracterizadas como dominadoras, corajosas e audazes, as do sexo feminino apresentam traços de fragilidade e submissão. Esses estereótipos funcionam como “naturalizadores” dos papéis sociais dos leitores e configuram, assim, importantes aspetos da sociedade em construção.

Palavras-chave: criança, manual escolar, género.

Biografia do Autor

Teresa Conceição Mendes Castro, Universidade do Minho - Portugal

Professora do 1.º ciclo do ensino básico

Doutora em Estudos da Criança pela Universidade do Minho, Portugal

Investigadora colaboradora do Centro de Investigação em Estudos da Criança da Universidade do Minho, Portugal

 

Rui Manuel Nascimento Lima Ramos, Universidade do Minho - Portugal

Doutor em Linguística, professor do Instituto de Educação em Estudos da Criança da Universidade do Minho, Portugal

Investigador Integrado do Centro de Investigação em Estudos da Criança da Universidade do Minho, Portugal

Coordenador-Adjunto Científico e Pedagógico do Instituto da Língua Portuguesa da Universidade Nacional Timor Lorosa’e (Timor-Leste)

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Publicado

2018-10-29

Como Citar

Castro, T. C. M., & Ramos, R. M. N. L. (2018). As questões de género no manual escolar: uma abordagem linguística. Calidoscópio, 16(2), 328–339. Recuperado de https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2018.162.14

Edição

Seção

Artigos