O papel dos metagêneros na construção do gênero: um fator de estabilidade genérica?
Resumo
Este artigo visa a discutir o modo como alguns metagêneros se constituem como um fator relevante para a estabilidade genérica do memorando nos sistemas de atividades administrativas do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), Campus Recife, no período compreendido entre 1973-2014. Do ponto de vista teórico, o presente trabalho filia-se centralmente aos Estudos Retóricos de Gêneros (ERG), perspectiva que defende o gênero como ação social motivada por situações retóricas recorrentes, principalmente por meio dos estudos de Carolyn Miller, Charles Bazerman e Janet Giltrow. Quanto aos aspectos metodológicos, esta investigação configura-se como descritivo-interpretativa, fundamentada na análise documental, cuja natureza é qualitativa. Os resultados indicam que os verbetes de dicionários e os manuais de redação oficial constituem-se como forças conservadoras que contribuem para a manutenção do memorando como um gênero bastante formatado.
Palavras-chave: Estudos Retóricos de Gênero, metagênero, memorando.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Concedo à Calidoscópio o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Calidoscópio acima explicitadas.