O papel dos metagêneros na construção do gênero: um fator de estabilidade genérica?

Autores

  • Valfrido da Silva Nunes Universidade Federal de Alagoas
  • Maria Inez Matoso Silveira Universidade Federal de Alagoas

Resumo

Este artigo visa a discutir o modo como alguns metagêneros se constituem como um fator relevante para a estabilidade genérica do memorando nos sistemas de atividades administrativas do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), Campus Recife, no período compreendido entre 1973-2014. Do ponto de vista teórico, o presente trabalho filia-se centralmente aos Estudos Retóricos de Gêneros (ERG), perspectiva que defende o gênero como ação social motivada por situações retóricas recorrentes, principalmente por meio dos estudos de Carolyn Miller, Charles Bazerman e Janet Giltrow. Quanto aos aspectos metodológicos, esta investigação configura-se como descritivo-interpretativa, fundamentada na análise documental, cuja natureza é qualitativa. Os resultados indicam que os verbetes de dicionários e os manuais de redação oficial constituem-se como forças conservadoras que contribuem para a manutenção do memorando como um gênero bastante formatado.

Palavras-chave: Estudos Retóricos de Gênero, metagênero, memorando.

Biografia do Autor

Valfrido da Silva Nunes, Universidade Federal de Alagoas

Doutor em Linguística pelo Programa de Pós-graduação em Letras e Linguística da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Alagoas. Professor e pesquisador do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), Campus Garanhuns. Líder do GEL - Grupo de Estudos em Linguagens (IFPE/CNPq).

Maria Inez Matoso Silveira, Universidade Federal de Alagoas

Doutora em Linguística. Professora e Pesquisadora do Programa de Pós-graduação em Letras e Linguística (PPGLL). Faculdade de Letras (FALE). Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Líder do GETEL: Grupo de Estudos do Texto e da Leitura: perspectivas interdisciplinares,vinculado ao PPGLL/FALE/UFAL/CNPq.

Downloads

Publicado

2018-10-26

Como Citar

Nunes, V. da S., & Silveira, M. I. M. (2018). O papel dos metagêneros na construção do gênero: um fator de estabilidade genérica?. Calidoscópio, 16(2), 303–314. Recuperado de https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2018.162.12

Edição

Seção

Artigos