Muito além do peso: modulações biopolíticas em discursos sobre a obesidade infantil
Resumo
Este texto objetiva analisar dizeres que discursivizam a obesidade infantil, com o intento de investigar o funcionamento de estratégias biopolíticas, as quais concebem a obesidade infantil como um mal a ser combatido. Para tanto, o corpus é composto por quatro materialidades discursivas que enunciam acerca dessa problemática (uma campanha audiovisual, uma charge, uma reportagem e uma postagem de uma rede social). Do ponto de vista metodológico, o presente estudo situa-se no âmbito de uma pesquisa descritivo-interpretativa, de abordagem qualitativa. Ancoradas na Análise do Discurso, notadamente na perspectiva arquegenealógica de Michel Foucault, as análises apontam que as estratégias biopolíticas corporificam-se em discursos cuja diversidade de posicionamentos fazem funcionar, em maior ou menor grau, mecanismos de controle dos corpos infantis.
Palavras-chave: Discurso, obesidade infantil, biopolítica.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Concedo à Calidoscópio o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Calidoscópio acima explicitadas.