Documentação multimodal de interações com crianças com Transtorno do Espectro do Autismo: corpo, língua e mundo material
Resumo
Este artigo analisa as relações entre percepção do ambiente físico material e a emergência de momentos de iniciativa espontânea de fala por parte das crianças com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) em situações de copresença com o outro. Nosso enfoque recai sobre (i) os recursos multimodais (verbais e não verbais) estruturantes dessas interações e (ii) sistematização de alguns procedimentos de pesquisa relativos à documentação e investigação de interações sob uma perspectiva corporificada das práticas interativas. Essa sistematização tem dois objetivos: (i) oferecer um estatuto teórico-conceitual ao trabalho de constituição de corpora audiovisuais para investigações linguísticas de perspectiva multimodal e (ii) dar visibilidade às implicações da constituição desses tipos de corpora para a investigação e teorização da interação social em quadros de TEA.
Palavras-chaves: multimodalidade, interação corporificada, videoanálises, TEA, mundo material.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Concedo à Calidoscópio o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Calidoscópio acima explicitadas.