Documentação multimodal de interações com crianças com Transtorno do Espectro do Autismo: corpo, língua e mundo material

Autores

  • Fernanda Miranda da Cruz Universidade Federal de São Paulo Docente- Professora Adjunta III. Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas Departamento de Letras

Resumo

Este artigo analisa as relações entre percepção do ambiente físico material e a emergência de momentos de iniciativa espontânea de fala por parte das crianças com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) em situações de copresença com o outro. Nosso enfoque recai sobre (i) os recursos multimodais (verbais e não verbais) estruturantes dessas interações e (ii) sistematização de alguns procedimentos de pesquisa relativos à documentação e investigação de interações sob uma perspectiva corporificada das práticas interativas. Essa sistematização tem dois objetivos: (i) oferecer um estatuto teórico-conceitual ao trabalho de constituição de corpora audiovisuais para investigações linguísticas de perspectiva multimodal e (ii) dar visibilidade às implicações da constituição desses tipos de corpora para a investigação e teorização da interação social em quadros de TEA.

Palavras-chaves: multimodalidade, interação corporificada, videoanálises, TEA, mundo material.

Biografia do Autor

Fernanda Miranda da Cruz, Universidade Federal de São Paulo Docente- Professora Adjunta III. Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas Departamento de Letras

Professora Adjunta do Departamento de Letras da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade Federal de Sao Paulo, Campus Guarulhos-SP. Possui graduação em Lingüística pela Universidade Estadual de Campinas- UNICAMP (2001), onde também obteve seu titulo de mestre e doutora. Doutora em Lingüística pela UNICAMP (2008) e em Sciences du Langage (2008) pela École Normale Supérieur en Lettres et Sciences Humaines (ENS-LSH), Lyon, França

Downloads

Publicado

2018-10-26

Como Citar

da Cruz, F. M. (2018). Documentação multimodal de interações com crianças com Transtorno do Espectro do Autismo: corpo, língua e mundo material. Calidoscópio, 16(2), 179–193. Recuperado de https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2018.162.01

Edição

Seção

Artigos