Fique ligado no que vai rolar nas próximas páginas! Efeitos de oralidade no jornalismo impresso: o caderno Kzuka na Zero

Autores

  • Ana Paula de Araujo Cunha Instituto Federal de Ciência, Educação e Tecnologia Sul-rio-grandense - IFSul
  • Raquel Bierhals Universidade Católica de Pelotas

Resumo

Este estudo lança um olhar sobre as marcas de oralidade que permeiam o jornalismo impresso jovem. Com esse foco em mente, analisamos excertos de edições do caderno Kzuka na Zero, suplemento do jornal gaúcho Zero Hora, procurando observar as semelhanças e diferenças entre o texto jornalístico clássico e o texto apresentado no periódico sob análise. No intuito de contemplar tal objetivo, traçamos o percurso metodológico, tendo como foco os níveis discursivo e lexical de análise e, pontualmente, algum elemento do nível fonético. Observamos que a linguagem utilizada no caderno apresenta características do texto de revista semanal (“estilo magazine”), seguindo a tendência do jornalismo contemporâneo, no que tange a conquistar mais leitores, em especial os jovens. As marcas de oralidade constatadas procuram, pois, estabelecer uma espécie de cumplicidade com o público-alvo. Em síntese, o suplemento em questão adapta-se, liberta-se das regras e padronizações tradicionais, mantendo, no entanto, o traço essencial do texto jornalístico, isto é, o caráter informativo.

Palavras-chave: jornalismo impresso, marcas de oralidade, caderno Kzuka na Zero.

Biografia do Autor

Ana Paula de Araujo Cunha, Instituto Federal de Ciência, Educação e Tecnologia Sul-rio-grandense - IFSul

Docente do Departamento de Graduação e Pós-graduação do Instituto Federal Sul-rio-grandense, atuando no Programa de Pós-graduação em Educação - Mestrado Profissional em Educação e Tecnologia e no Curso de Especialização em Linguagens Verbo/Visuais e Tecnologias. Membro da Câmara de Pesquisa, Inovação e Pós-graduação, representante da área de Linguística, Letras e Artes. Líder do Grupo de Pesquisa Linguagens Verbais e Visuais e Tecnologias, desenvolvendo estudos vinculados a/ao: (a) ensino/aprendizagem de línguas (materna e estrangeiras); (b) Educação; (c) Ensino/aprendizagem/interação mediados pelas Novas Tecnologias de Informação e Comunicação; (d) EaD.

Raquel Bierhals, Universidade Católica de Pelotas

Jornalista. Especialista em linguagens Verbo/visuais e Tecnologias.

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Publicado

2014-09-18

Como Citar

Cunha, A. P. de A., & Bierhals, R. (2014). Fique ligado no que vai rolar nas próximas páginas! Efeitos de oralidade no jornalismo impresso: o caderno Kzuka na Zero. Calidoscópio, 12(2), 180–190. Recuperado de https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2014.122.06

Edição

Seção

Artigos