Força acional em textos indutores de comportamento: uma análise retórico-argumentativa

Autores

  • Rosalice Pinto Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa e Fundação para a Ciência e a Tecnologia
  • Carla Teixeira Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa, Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Resumo

Este trabalho visa, por um lado, identificar algumas estratégias retórico-argumentativas presentes em textos considerados potenciais indutores de comportamento; por outro, mostrar que a materialização linguístico-textual destas é condicionada pela atividade social aos quais se filiam. Considerando que estes textos têm uma força acional a eles associada, com o objetivo de orientar o modo de agir/pensar do interlocutor, identificar-se-á de que forma a construção textual da imagem do enunciador – ethos – pode vir a corroborar este efeito. As análises preliminares de alguns excertos mostram que os recursos linguísticos utilizados para a construção do ethos textual neste grupo de texto é heterogênea e fortemente condicionada por aspectos contextuais diversos. Os exemplares de textos institucionais em análise foram extraídos de atividades sociais distintas: da religiosa (Livro de Êxodo, capítulo 20) e da jurídico-política (Preâmbulo da Constituição da República Portuguesa).

Palavras-chave: força acional, textos indutores de comportamento, textos institucionais, estratégias retórico-argumentativas, ethos textual.

Biografia do Autor

Rosalice Pinto, Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa e Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Rosalice Pinto é doutora em linguística pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. É pesquisadora do Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa (CLUNL) e Professora Auxiliar da Faculdade de Direito da Universidade Lusíada de Lisboa. É colaboradora em centros de pesquisa no Brasil e no exterior, com várias publicações em revistas especializadas. Atualmente, desenvolve um projeto de pós-doutoramento, intitulado O agir do empreendedor e sua configuração textual, na Universidade Nova de Lisboa em parceria com a Universidade de Genebra.

Carla Teixeira, Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa, Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Carla Teixeira é pesquisadora no Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa e tem uma bolsa de doutorado financiada pela Fundação  para a Ciência e a Tecnologia. É licenciada em Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Portugueses, e mestre em Literatura Comparada. Tem publicado artigos em revistas especializadas na área da Linguística do Texto e da Argumentação.

Downloads

Publicado

2013-12-13

Como Citar

Pinto, R., & Teixeira, C. (2013). Força acional em textos indutores de comportamento: uma análise retórico-argumentativa. Calidoscópio, 11(3), 289–296. Recuperado de https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2013.113.07