A pesquisa-ação colaborativa e a prática docente localmente situada: dois estudos em perspectiva

Autores

  • Ana Larissa Adorno Marciotto Oliveira Universidade Federal de Minas Gerais

Resumo

O objetivo principal deste artigo é discutir a importância de conectar a pesquisa-ação colaborativa às teorias dos novos letramentos na formação docente. O arcabouço teórico utilizado fundamenta-se nos estudos da linguística aplicada crítica e do letramento crítico. Os dados aqui apresentados provêm de dois estudos distintos. O Estudo 1 foi realizado em situação de formação continuada, com professores de inglês da escola pública engajados no Projeto EDUCONLE (UFMG). O Estudo 2 foi desenvolvido com alunos de Letras, participantes de uma disciplina de Prática de Ensino da UFSJ. Os resultados apontam para o fato de que a discussão sobre a teoria dos novos letramentos, aliada aos preceitos da pesquisa ação-colaborativa, pode produzir efeitos importantes na formação de professores, tanto inicial quanto continuada, tendo em vista as demandas da sociedade contemporânea. 

Palavras-chave: Pesquisa ação-colaborativa, novos letramentos, formação docente, ensino de inglês.

Biografia do Autor

Ana Larissa Adorno Marciotto Oliveira, Universidade Federal de Minas Gerais

Professora Adjunta de Língua Inglesa da FALE UFMG.

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Publicado

2012-03-07

Como Citar

Oliveira, A. L. A. M. (2012). A pesquisa-ação colaborativa e a prática docente localmente situada: dois estudos em perspectiva. Calidoscópio, 10(1), 58–64. Recuperado de https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2012.101.06

Edição

Seção

Artigos