A pesquisa-ação colaborativa e a prática docente localmente situada: dois estudos em perspectiva
Resumo
O objetivo principal deste artigo é discutir a importância de conectar a pesquisa-ação colaborativa às teorias dos novos letramentos na formação docente. O arcabouço teórico utilizado fundamenta-se nos estudos da linguística aplicada crítica e do letramento crítico. Os dados aqui apresentados provêm de dois estudos distintos. O Estudo 1 foi realizado em situação de formação continuada, com professores de inglês da escola pública engajados no Projeto EDUCONLE (UFMG). O Estudo 2 foi desenvolvido com alunos de Letras, participantes de uma disciplina de Prática de Ensino da UFSJ. Os resultados apontam para o fato de que a discussão sobre a teoria dos novos letramentos, aliada aos preceitos da pesquisa ação-colaborativa, pode produzir efeitos importantes na formação de professores, tanto inicial quanto continuada, tendo em vista as demandas da sociedade contemporânea.
Palavras-chave: Pesquisa ação-colaborativa, novos letramentos, formação docente, ensino de inglês.
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