A leitura como experiência de formação nos memoriais de professores
Resumo
Com o objetivo de compreender os processos formativos mediados pela leitura da literatura nos cursos de formação de professores, focalizamos, neste trabalho, quatro memoriais de formação produzidos por professores de diversos níveis de ensino que frequentaram um curso de pós-graduação lato sensu em Docência no Ensino Superior numa instituição de ensino superior privada do interior paulista durante o ano de 2011. Do conjunto de trinta memoriais produzidos, que revelam marcas particulares de formação, selecionamos aqueles que tratam da temática de interesse do artigo, ou seja, as experiências com a leitura literária nas trajetórias de formação dos sujeitos. Partimos dos pressupostos de que a docência e a formação são produções históricas que se singularizam ao longo da vida e que a produção dos memoriais possibilita a análise do processo de formação revelando vivências, memórias e reflexões relativas à trajetória da formação do narrador. Recolhemos indícios dos sentidos da importância da leitura e da literatura no percurso de formação enunciados nos memoriais, destacando-os.
Palavras-chave: formação de professores, memoriais de formação, leitura.
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