Para um modelo didático do conto policial

Autores

  • Maria Antónia Coutinho Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (FCSH-UNL), Portugal.
  • Noémia Jorge Centro de Linguística da UNL - CLUNL , FCT
  • Camile Tanto Centro de Linguística da UNL - CLUNL

Resumo

Visando contribuir para a formação de professores relativamente à questão do ensino de géneros textuais, o presente artigo incide na conceção de um modelo didático do género conto policial adaptado ao processo de ensino aprendizagem da língua portuguesa no Brasil e em Portugal. Trata-se de um modelo que tem como base quer a reflexão  teórica sobre o género, no âmbito da Linguística Textual e da Literatura, quer a análise linguística de um texto que o configura (“A tiara de berilos”, inserido na obra As Aventuras de Sherlock Holmes, da autoria de Arthur Conan Doyle) – análise essa que contemplará os aspetos mais relevantes que caracterizam o género textual de acordo com o seu funcionamento social, englobando a interação entre aspetos temáticos, organizacionais e enunciativos. O modelo didático daí decorrente (doravante, MD) não descurará também a identificação das dimensões ensináveis  os graus de ensino em causa (3º e 4º Ciclos, no Brasil; 2º e 3º Ciclos, em Portugal) nem a questão da progressão da aprendizagem. Privilegiaremos o quadro teórico-etodológico do Interacionismo Sociodiscursivo (doravante, ISD), nomeadamente o modelo de arquitetura textual proposto por Bronckart (1999) e o MD, desenvolvido no seio dos grupos GRAFE e ALTER (destaque para Dolz e Schneuwly 1996, 1997, 1999; Schneuwly et al., 2004; De Pietro et al., 1996; Machado e Cristóvão, 2006; Machado, 2009). 

Palavras-chave: conto policial, modelo didático de género (MD), Interacionismo sociodiscursivo (ISD).

Biografia do Autor

Maria Antónia Coutinho, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (FCSH-UNL), Portugal.

Doutoramento em Linguística, área de especialização em Teoria do texto (2000)

Professora Auxiliar, Docente do Departamento de Linguística, FCSH-UNL

Investigadora do Centro de Linguística da UNL - CLUNL

Noémia Jorge, Centro de Linguística da UNL - CLUNL , FCT

Doutoranda em Linguística (área de especialização em Linguística do Texto e do Discurso), Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa

Bolseira da Fundação para a Ciência e a tecnologia (FCT)

Mestre em Edição de Texto, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa

Camile Tanto, Centro de Linguística da UNL - CLUNL

Doutoranda em Linguística (área de especialização em Linguística e ensino de língua), Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa

Mestre em Linguística (Línguística do texto e do Discurso), Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa

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Publicado

2012-03-07

Como Citar

Coutinho, M. A., Jorge, N., & Tanto, C. (2012). Para um modelo didático do conto policial. Calidoscópio, 10(1), 24–32. Recuperado de https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2012.101.03

Edição

Seção

Artigos