Letramento digital: impactos das tecnologias na aprendizagem da Geração Y
Resumo
Esse artigo apresenta os resultados de uma pesquisa realizada sobre as formas de aquisição do letramento digital pela Geração Y. O objetivo foi identifi car como essa nova geração tem aprendido e utilizado as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) dentro e fora da escola. Os sujeitos informantes foram crianças e adolescentes, alunos do ensino fundamental de uma escola particular. Neste trabalho, o letramento digital é compreendido como a aquisição de um conjunto de habilidades para ler, escrever e interagir com a mediação de equipamentos digitais (computador off e on-line e telefone celular). Um questionário foi aplicado para a coleta de informações sobre as
condições socioeconômicas e tecnológicas dos sujeitos, bem como foi feita uma gravação em vídeo dos seus movimentos de aprendizagem
nas atividades pedagógicas realizadas no laboratório de informática da escola, a fim de observar quais eram suas habilidades com tecnologias. Os resultados indicaram que a Geração Y, por estar exposta a equipamentos
tecnológicos desde cedo, tende a adquirir o letramento digital tão naturalmente quanto aprende a andar e a falar e acarreta impactos
positivos no seu processo de aprendizagem escolar.
Palavras-chave: letramento digital, tecnologia, aprendizagem.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Concedo à Calidoscópio o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Calidoscópio acima explicitadas.