Letramento digital: impactos das tecnologias na aprendizagem da Geração Y

Autores

  • Antonio Carlos Xavier Universidade Federal de Pernambuco

Resumo

Esse artigo apresenta os resultados de uma pesquisa realizada sobre as formas de aquisição do letramento digital pela Geração Y. O objetivo foi identifi car como essa nova geração tem aprendido e utilizado as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) dentro e fora da escola. Os sujeitos informantes foram crianças e adolescentes, alunos do ensino fundamental de uma escola particular. Neste trabalho, o letramento digital é compreendido como a aquisição de um conjunto de habilidades para ler, escrever e interagir com a mediação de equipamentos digitais (computador off e on-line e telefone celular). Um questionário foi aplicado para a coleta de informações sobre as
condições socioeconômicas e tecnológicas dos sujeitos, bem como foi feita uma gravação em vídeo dos seus movimentos de aprendizagem
nas atividades pedagógicas realizadas no laboratório de informática da escola, a fim de observar quais eram suas habilidades com tecnologias. Os resultados indicaram que a Geração Y, por estar exposta a equipamentos
tecnológicos desde cedo, tende a adquirir o letramento digital tão naturalmente quanto aprende a andar e a falar e acarreta impactos
positivos no seu processo de aprendizagem escolar.

Palavras-chave: letramento digital, tecnologia, aprendizagem.

Biografia do Autor

Antonio Carlos Xavier, Universidade Federal de Pernambuco

Professor Titular em Linguística do Departamento de Letras da UFPE. Graduado (1991) e mestre em Letras pela Universidade Federal de Pernambuco (1995) e doutor em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (2002). Atua nas áreas de Linguagem e Tecnologia, Semântica, Pragmática, Filosofia da Linguagem e Linguística de Texto.

Downloads

Publicado

2011-03-17

Como Citar

Xavier, A. C. (2011). Letramento digital: impactos das tecnologias na aprendizagem da Geração Y. Calidoscópio, 9(1), 3–14. Recuperado de https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/748

Edição

Seção

Artigos