Representações de escrita de futuros professores de língua

Autores

  • Marcia Cristina Corrêa

Resumo

Este trabalho teve por objeto de análise a escrita/escrever entendida como um processo interativo, social, histórico, dialógico, baseado na produção de sentido. Nessa perspectiva, estudar o processo da escrita/escrever pressupõe a análise da relação estabelecida, social e ideologicamente, do sujeito/aluno com o objeto escrita. A partir disso, o objetivo traçado diz respeito à análise das representações de escrita/escrever de um grupo de alunos do Curso de Letras-UFSM, futuros professores de língua. Essa análise valeu-se da perspectiva sociointeracionista dos estudos da linguagem, de Vygotsky (1991, 1998a, 1998b) e de Bakhtin (1981, 1997). Por sua vez, a metodologia do trabalho fez uso da abordagem qualitativa de pesquisa, constituindo um estudo do tipo etnográfico (Erickson, 1990).

Palavras-chave: escrita/escrever, representações, sociointeracionista.

Downloads

Publicado

2021-05-27

Como Citar

Corrêa, M. C. (2021). Representações de escrita de futuros professores de língua. Calidoscópio, 2(1), 61–68. Recuperado de https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/6483

Edição

Seção

Artigos