O ensino pragmático da voz passiva

Autores

  • Luciano Amaral Oliveira

Resumo

O presente texto apresenta uma análise da voz passiva, do tipo “ser + particípio passado de outro verbo”, baseada em três gramáticas do português e três gramáticas do inglês para que sejam identificados problemas na forma como ela é apresentada em gramáticas do português e na maneira como ela é ensinada nas escolas brasileiras. Com base nessa análise, são oferecidas sugestões para o ensino da voz passiva para que o professor possa incorporar a dimensão pragmática à sua prática, abordando as razões para se usar a voz passiva e os tipos de texto em que a voz passiva tende a ocorrer com mais freqüência.

Palavras-chave: voz passiva, ensino do português, dimensão pragmática.

Downloads

Publicado

2021-05-27

Como Citar

Oliveira, L. A. (2021). O ensino pragmático da voz passiva. Calidoscópio, 2(1), 49–54. Recuperado de https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/6481

Edição

Seção

Artigos