O Interacionismo Sociodiscursivo em pesquisas com formação de educadores

Autores

  • Maria Cecília Camargo Magalhães
  • Fernanda Coelho Liberali

Resumo

Este artigo tem como objetivo retomar o caminho teórico-metodológico percorrido ao longo de uma década de pesquisas em formação de professores, coordenadas por estas pesquisadoras – Magalhães e Liberali –. Aborda a importância, para esse grupo de pesquisa, do quadro teórico do interacionismo sociodiscursivo (ISD) para a construção de um complexo quadro conceitual que dá à linguagem o papel necessário para a compreensão e crítica dos contextos do agir. Discute, também, problemas encontrados na relação entre o ISD e a formação de educadores e aponta para novos quadros teóricos.

Palavras-chave: formação de educação, ISD, reflexão crítica.

Downloads

Publicado

2021-05-27

Como Citar

Magalhães, M. C. C., & Liberali, F. C. (2021). O Interacionismo Sociodiscursivo em pesquisas com formação de educadores. Calidoscópio, 2(2), 105–112. Recuperado de https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/6459

Edição

Seção

Artigos