Relações entre linguagem e trabalho educacional: novas perspectivas e métodos no quadro do interacionismo sociodiscursivo

Autores

  • Anna Rachel Machado
  • Eliane Lousada
  • Glaucimara Baraldi
  • Lília Santos Abreu-Tardelli
  • Maria Izabel Rodrigues Tognato

Resumo

O objetivo desse artigo é o de apresentar os pressupostos teórico-metodológicos centrais do projeto de pesquisa do Grupo ALTER, do LAEL da PUC/SP, assim como os primeiros resultados das pesquisas desenvolvidas, que tomam o interacionismo sociodiscursivo como sua fonte de referência maior, aliando-o a conceitos e métodos de coleta desenvolvidos na Ergonomia da Atividade e da Clínica da Atividade. O foco de estudo são as relações entre linguagem e trabalho educacional, por meio da análise de textos produzidos na e sobre essa situação de trabalho, utilizando os procedimentos e noções textuais expostos em Bronckart (1999), enriquecidos por categorias de uma semiologia do agir, que nos permitem analisar e interpretar as formas de reconfiguração do agir educacional presentes nesses textos.

Palavras-chave: interacionismo sociodiscursivo, agir, textos, trabalho do professor, semiologia do agir.

Downloads

Como Citar

Machado, A. R., Lousada, E., Baraldi, G., Abreu-Tardelli, L. S., & Tognato, M. I. R. (2010). Relações entre linguagem e trabalho educacional: novas perspectivas e métodos no quadro do interacionismo sociodiscursivo. Calidoscópio, 2(2), 89–96. Recuperado de https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/6457

Edição

Seção

Artigos