A ordem do expor em géneros acadêmicos do português europeu contemporâneo
Resumo
Situado no quadro do interaccionismo sociodiscursivo, este artigo pretende analisar a ordem do expor em dois géneros académicos do português europeu contemporâneo: Face à predominância do discurso teórico (DT), nos dois casos, procurar-se-á verificar as condições de emergência do discurso interactivo (DI) – admitindo-se, a título de hipótese, que essa emergência não seja aleatória mas regulada pelo género, mais especificamente, pelo plano de texto. A análise evidencia um dos aspectos que permite diferenciar o artigo didáctico e o artigo científico: se em ambos o DI aparece associado ao produtor/investigador (que formula hipóteses, discute pontos de vista e gere o espaço do texto), esses segmentos tendem a ocorrer, nos textos científicos, em momentos- chave do plano, como a abertura e a conclusão de unidades macroestruturais.
Palavras-chave: gênero, discurso teórico, discurso interactivo, plano de texto.
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