A causalidade no texto de Química: efeitos da tradução sobre a estrutura coesiva
Resumo
Este trabalho relata as escolhas teórico-metodológicas e os resultados iniciais de uma observação sobre a incidência de expressões de causalidade em textos de Química. São examinados textos de manuais acadêmicos de Química Geral traduzidos do inglês para o português. Esses textos são contrastados com outros tipos textuais, não traduzidos, tais como artigos de periódicos especializados e textos de revistas de popularização de temas de ciências que tratam de temas de Química. Dos resultados colhidos em português e do contraste entre originais e traduções, são levantados indicativos para a continuidade do estudo.
Palavras-chaves: causalidade, tradução, química.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Concedo à Calidoscópio o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Calidoscópio acima explicitadas.