Estudos do letramento e formação de professores: retomadas, deslocamentos e impactos
Resumo
Este artigo discute e reflete sobre princípios gerais de trabalhos recentes acerca do letramento e suas abordagens em cursos de formação de professores. O texto divide-se em quatro seções. Na primeira, retomo as bases dos chamados “novos estudos do letramento”. A segunda seção discute algumas tensões entre concepções de letramento e conceitos a elas relacionados. A terceira seção é dedicada à discussão das práticas de letramento na formação de professores. Na última seção, defendo a importância de as aulas de língua materna, em seus diferentes níveis, serem centradas na dinâmica das interações sociais, como forma de desencadear os processos de aprendizagem visados. Nessa perspectiva, o texto discute a relevância dos gêneros do discurso para o desenvolvimento, pelo sujeito, de habilidades essenciais para agir em diferentes práticas de linguagem das quais participa.
Palavras-chave: letramento, gêneros do discurso, formação de professores.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Concedo à Calidoscópio o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Calidoscópio acima explicitadas.