Efeitos de oficinas de estratégias de leitura na compreensão leitora de estudantes universitários

Autores

DOI:

https://doi.org/10.4013/cld.2024.215.02

Palavras-chave:

Compreensão leitora, Ensino de leitura estratégica, Domínio de conhecimento

Resumo

A leitura como objeto de ensino está na base a partir da qual se propõe a pesquisa reportada neste artigo cujo objeto reside na investigação dos efeitos do ensino de estratégias de leitura – a saber: aquisição lexical, correferenciação e sumarização – na compreensão de texto no qual é exigido domínio de conhecimento de área de especialidade. A perspectiva acerca do que seja leitura e dos processos nela implicados deriva de estudos psicolinguísticos focados no delineamento desta tarefa e nos processos e atitudes implicados na compreensão. Objetiva-se explicar se e como a instrução sistemática e explícita acerca da leitura estratégica se relaciona ao comportamento e ao procedimento leitor diante de tarefa de leitura com vistas à compreensão do texto. Trata-se de estudo experimental de abordagem quantitativa. Participaram da pesquisa duas turmas de curso superior em Engenharia, uma delas constituindo o grupo experimental (N = 15) e a outra, o controle (N = 14). Os resultados sugerem que a instrução formal sobre a abordagem estratégica do texto altera o comportamento leitor, o que facilita o processo de compreensão e o seu resultado.

Biografia do Autor

Thais de Souza Schlichting, Universidade Regional de Blumenau

Doutora em Linguística (área de concentração Psicolinguística) pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado em Educação) da Universidade Regional de Blumenau (FURB) e graduada em Letras (Língua Portuguesa - Língua Inglesa e suas respectivas literaturas) pela FURB. Faz parte dos grupos de pesquisa Linguagens e Letramentos na Educação (FURB), Grupo de Estudo e Pesquisa em Leitura e Compreensão (UFSC) e do Grupo de Estudo de Alfabetização - GRUPA (UNESP). Coordena o Grupo de Estudos em Educação Linguística e Literária (FURB). Atualmente, é coordenadora de colegiado do curso de Letras Inglês FUMDES (parceria entre a FURB e a UNESC) e do colegiado do curso de Letras Inglês FUMDES (parceria entre a FURB e a UNIDAVI).

Ana Cláudia de Souza, Universidade Federal de Santa Catarina

Professora titular do Departamento de Metodologia de Ensino (MEN) e permanente do Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGL) da Universidade Federal de Santa Catarina. Professora voluntária do doutorado no Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos (PPGEL) da Universidade Federal da Fronteira Sul. Doutora em Linguística, na área de concentração Psicolinguística, com pós-doutoramento pela Universidade Federal de Santa Catarina. Pesquisadora dos Grupos de Pesquisa: Núcleo de Estudos em Leitura (NEL / UFSC / CNPq), Grupo de Estudos de Alfabetização (GRUPA / UNESP / CNPq), Laboratório de Linguística na Escola (LALESC - UFSC / CNPq), Conversas com currículos nos cotidianos das universidadescolas (ConCu / CNPq) e Grupo de Estudos em Processamento Linguístico (GEPROL / CNPq). Desenvolve pesquisas sobre leitura e compreensão, considerando aspectos de processamento, aprendizagem e ensino, abarcando também o processo de alfabetização, e sobre formação de professores para ensino de leitura e escrita.

José Ferrari Neto, Universidade Federal da Paraíba

Possui graduação em Letras pela Universidade Católica de Petrópolis (1999), especialização em Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000), mestrado (2003) e doutorado (2008) em Estudos da Linguagem pela Pontificia Universidade Catolica - RJ. Pós-Doutorado em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) (2016). Pesquisador 2 do CNPq. Tem experiência em docência e pesquisa na área de Linguística, com ênfase em Psicolingüística e Aquisição da Linguagem. Foi Professor Assistente de Língua Portuguesa e Línguística Geral na Universidade Católica de Petrópolis (RJ) e Professor de Linguística na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atualmente é Professor Associado III de Linguística e Língua Portuguesa na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), atuando no Programa de Pós-Graduação em Linguística (Proling) e no Mestrado Profissional em Linguística e Ensino (MPLE).  Desenvolvendo pesquisas no LAPROL (Laboratório de Processamento Linguístico), com investigações voltadas para o léxico, morfologia, correferência e leitura.

Downloads

Publicado

2024-12-30

Como Citar

de Souza Schlichting, T., de Souza, A. C., & Ferrari Neto, J. (2024). Efeitos de oficinas de estratégias de leitura na compreensão leitora de estudantes universitários. Calidoscópio, 22(2), 291–310. https://doi.org/10.4013/cld.2024.215.02