Efeitos de oficinas de estratégias de leitura na compreensão leitora de estudantes universitários
DOI:
https://doi.org/10.4013/cld.2024.215.02Palavras-chave:
Compreensão leitora, Ensino de leitura estratégica, Domínio de conhecimentoResumo
A leitura como objeto de ensino está na base a partir da qual se propõe a pesquisa reportada neste artigo cujo objeto reside na investigação dos efeitos do ensino de estratégias de leitura – a saber: aquisição lexical, correferenciação e sumarização – na compreensão de texto no qual é exigido domínio de conhecimento de área de especialidade. A perspectiva acerca do que seja leitura e dos processos nela implicados deriva de estudos psicolinguísticos focados no delineamento desta tarefa e nos processos e atitudes implicados na compreensão. Objetiva-se explicar se e como a instrução sistemática e explícita acerca da leitura estratégica se relaciona ao comportamento e ao procedimento leitor diante de tarefa de leitura com vistas à compreensão do texto. Trata-se de estudo experimental de abordagem quantitativa. Participaram da pesquisa duas turmas de curso superior em Engenharia, uma delas constituindo o grupo experimental (N = 15) e a outra, o controle (N = 14). Os resultados sugerem que a instrução formal sobre a abordagem estratégica do texto altera o comportamento leitor, o que facilita o processo de compreensão e o seu resultado.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Concedo à Calidoscópio o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Calidoscópio acima explicitadas.