Para a construção da Teoria dos Multiletramentos. Dimensões ideacionais (e implicações pedagógicas) da multimodalidade textual numa StoryApp para crianças

Autores

  • Íris Pereira Centro de Investigação em Educação - Universidade do Minho
  • Maite Gil Centro de Investigação em Estudos da Criança - Universidade do Minho
  • Cristina Sylla Centro de Investigação em Estudos da Criança - Universidade do Minho / ITI LARSyS

DOI:

https://doi.org/10.4013/cld.2022.201.04

Palavras-chave:

multiletramentos, multimodalidade, diversidade, educação intercultural

Resumo

Este artigo pretende contribuir para o entendimento da teoria dos multiletramentos. Apresenta um recorte do estudo de um texto digital que integra um conjunto de materiais tangíveis e digitais de storytelling para a promoção da competência intercultural de crianças do ensino fundamental. Trata-se de uma StoryApp, cujo tema é a diversidade cultural e a ecodiversidade do Brasil. A análise apresentada, sustentada por categorias centrais advindas da Linguística Sistêmico-Funcional, da Semiótica Social e da análise de narrativas visuais, incide na caraterização do gênero narrativo e na descrição dos significados ideacionais representados nos modos verbal, visual e aural em cada episódio do texto e das relações de significado intermodal estabelecidas. Os resultados sustentam a caraterização da história digital interativa como narrativa de tipo anedocte em que a representação dos significados ideacionais se constitui num complexo multimodal. Estes resultados permitem a discussão desta StoryApp como instanciação de pressupostos centrais da teoria dos multiletramentos, nomeadamente a multimodalidade dos textos desenhados com base nas affordances das mídias digitais e a defesa de uma nova pedagogia. O artigo termina com a identificação de dimensões de trabalho futuro. 

Palavras-chave: multiletramentos; multimodalidade; diversidade; educação intercultural; storyapp. 

Biografia do Autor

Íris Pereira, Centro de Investigação em Educação - Universidade do Minho

Doutora em Estudos da Criança, Centro de Investigação em Educação, Universidade do Minho, Portugal. 

Maite Gil, Centro de Investigação em Estudos da Criança - Universidade do Minho

Doutora em Letras, Centro de Investigação em Estudos da Criança, Universidade do Minho, Portugal.

Cristina Sylla, Centro de Investigação em Estudos da Criança - Universidade do Minho / ITI LARSyS

Doutora em Ciências da Educação (Tecnologia Educativa), Centro de Investigação em Estudos da Criança, ITI/LARSyS, Universidade do Minho, Portugal.

Downloads

Publicado

2022-12-30

Como Citar

Pereira, Íris, Gil, M., & Sylla, C. (2022). Para a construção da Teoria dos Multiletramentos. Dimensões ideacionais (e implicações pedagógicas) da multimodalidade textual numa StoryApp para crianças . Calidoscópio, 20(1), 65–89. https://doi.org/10.4013/cld.2022.201.04