Para a construção da Teoria dos Multiletramentos. Dimensões ideacionais (e implicações pedagógicas) da multimodalidade textual numa StoryApp para crianças
DOI:
https://doi.org/10.4013/cld.2022.201.04Palavras-chave:
multiletramentos, multimodalidade, diversidade, educação interculturalResumo
Este artigo pretende contribuir para o entendimento da teoria dos multiletramentos. Apresenta um recorte do estudo de um texto digital que integra um conjunto de materiais tangíveis e digitais de storytelling para a promoção da competência intercultural de crianças do ensino fundamental. Trata-se de uma StoryApp, cujo tema é a diversidade cultural e a ecodiversidade do Brasil. A análise apresentada, sustentada por categorias centrais advindas da Linguística Sistêmico-Funcional, da Semiótica Social e da análise de narrativas visuais, incide na caraterização do gênero narrativo e na descrição dos significados ideacionais representados nos modos verbal, visual e aural em cada episódio do texto e das relações de significado intermodal estabelecidas. Os resultados sustentam a caraterização da história digital interativa como narrativa de tipo anedocte em que a representação dos significados ideacionais se constitui num complexo multimodal. Estes resultados permitem a discussão desta StoryApp como instanciação de pressupostos centrais da teoria dos multiletramentos, nomeadamente a multimodalidade dos textos desenhados com base nas affordances das mídias digitais e a defesa de uma nova pedagogia. O artigo termina com a identificação de dimensões de trabalho futuro.
Palavras-chave: multiletramentos; multimodalidade; diversidade; educação intercultural; storyapp.
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