Práticas de leitura em cursos de licenciaturas: o que dizem professores de distintas áreas do conhecimento
DOI:
https://doi.org/10.4013/cld.2022.201.05Palavras-chave:
professores de licenciaturas, práticas de leitura, encaminhamento de atividades, letramento acadêmicoResumo
Neste artigo, pretendemos relacionar modos como atividades de leitura são encaminhadas e percepções que professores têm da leitura de seus estudantes. Para tal, examinamos respostas a um questionário on-line de professores de cursos de licenciatura de universidades públicas e comunitárias de Santa Catarina. O estudo é exploratório e busca fornecer um panorama do que acontece no contexto proposto. Os dados foram gerados em uma pesquisa mais ampla sobre letramento acadêmico, que envolveu universidades catarinenses. Com base nas proposições teóricas dos estudos do letramento acadêmico, a análise dos dados evidenciou que a compreensão dos textos lidos é o principal desafio a ser enfrentado no que se refere à leitura na universidade. Nele se incluem falta de conhecimento prévio e pouca familiaridade com os textos propostos, além da falta de tempo alegada pelos estudantes e referenciada pelos professores. Contudo, tais aspectos não incidem nos encaminhamentos das atividades, que se propõem, em geral, a orientar os modos de leitura dos estudantes. Também há movimentos de socialização da leitura, além de ela servir como ponto de partida para práticas de escrita. Nesses direcionamentos, foi possível depreender movimentos em direção aos modelos de letramento acadêmico propostos por Lea e Street (2006).
Palavras-chave: professores de licenciaturas; práticas de leitura; encaminhamento de atividades; letramento acadêmico.
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