Interações e práticas formativas na iniciação científica de alunos da educação técnica de nível médio

Autores

  • Evandro Gonçalves Leite Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – Campus Pau dos Ferros (IFRN)
  • Regina Celi Mendes Pereira Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
  • Maria do Socorro Maia Fernandes Barbosa Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

DOI:

https://doi.org/10.4013/cld.2022.201.01

Palavras-chave:

iniciação científica, ensino médio, mediação formativa

Resumo

Objetivamos analisar interações e suas implicações formativas na iniciação científica de alunos da educação técnica de nível médio, a partir da compreensão de sujeitos, orientadores e alunos, que vivenciaram esse processo. Para tanto, valemo-nos de questionários aplicados a orientadores e alunos participantes de projetos de iniciação científica, concluídos entre 2015 e 2017, no Campus Pau dos Ferros do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, na área de Ciências Agrárias. Dos questionários, selecionamos algumas questões sobre as interações dos participantes entre si e com textos e as implicações formativas. Analisamos os dados mediante abordagem qualitativo-interpretativista, fundamentando-nos em subsídios teóricos de diferentes campos: sociointeracionistas (Vigotski, 2007, 2009; Volóchinov, 2017), da área de educação (Demo, 2011a, 2011b, 2012; Lave e Wenger, 2008; Wenger, 1998), dos estudos sobre letramento (Barton et al., 2000; Street, 1984, 2000) e letramento acadêmico (Lea e Street, 1998, 2014). Nas respostas dos questionários, ambos os grupos de participantes declaram que os alunos construíram interações significativas com seus orientadores, assim como estabeleceram contato com textos acadêmicos e realizaram atividades afeitas às práticas de pesquisa científica. Esse processo, segundo eles, propiciou a construção, pelos alunos, de conhecimentos científicos tanto de natureza técnica/formal quanto política.   

Palavras-chave: iniciação científica; ensino médio; mediação formativa. 

Biografia do Autor

Evandro Gonçalves Leite, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – Campus Pau dos Ferros (IFRN)

Doutor em Letras pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN); Professor de Língua Portuguesa e Literatura no Campus Pau dos Ferros do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). 

Regina Celi Mendes Pereira, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Doutora em Letras pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); Professora na graduação em Letras e na pós-graduação em Linguística na Universidade Federal da Paraíba (UFPB); Bolsista de produtividade em pesquisa 1D do CNPq. 

Maria do Socorro Maia Fernandes Barbosa, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Doutora em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN); Professora colaboradora do Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

Downloads

Publicado

2022-12-30

Como Citar

Leite, E. G., Pereira, R. C. M., & Barbosa, M. do S. M. F. (2022). Interações e práticas formativas na iniciação científica de alunos da educação técnica de nível médio . Calidoscópio, 20(1), 04–27. https://doi.org/10.4013/cld.2022.201.01