Interações e práticas formativas na iniciação científica de alunos da educação técnica de nível médio
DOI:
https://doi.org/10.4013/cld.2022.201.01Palavras-chave:
iniciação científica, ensino médio, mediação formativaResumo
Objetivamos analisar interações e suas implicações formativas na iniciação científica de alunos da educação técnica de nível médio, a partir da compreensão de sujeitos, orientadores e alunos, que vivenciaram esse processo. Para tanto, valemo-nos de questionários aplicados a orientadores e alunos participantes de projetos de iniciação científica, concluídos entre 2015 e 2017, no Campus Pau dos Ferros do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, na área de Ciências Agrárias. Dos questionários, selecionamos algumas questões sobre as interações dos participantes entre si e com textos e as implicações formativas. Analisamos os dados mediante abordagem qualitativo-interpretativista, fundamentando-nos em subsídios teóricos de diferentes campos: sociointeracionistas (Vigotski, 2007, 2009; Volóchinov, 2017), da área de educação (Demo, 2011a, 2011b, 2012; Lave e Wenger, 2008; Wenger, 1998), dos estudos sobre letramento (Barton et al., 2000; Street, 1984, 2000) e letramento acadêmico (Lea e Street, 1998, 2014). Nas respostas dos questionários, ambos os grupos de participantes declaram que os alunos construíram interações significativas com seus orientadores, assim como estabeleceram contato com textos acadêmicos e realizaram atividades afeitas às práticas de pesquisa científica. Esse processo, segundo eles, propiciou a construção, pelos alunos, de conhecimentos científicos tanto de natureza técnica/formal quanto política.
Palavras-chave: iniciação científica; ensino médio; mediação formativa.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Concedo à Calidoscópio o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Calidoscópio acima explicitadas.