Do discurso político ao discurso populista. O populismo é de direita ou de esquerda?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.4013/cld.2022.201.17

Palavras-chave:

discurso populista, discurso político, análise do discurso

Resumo

Existem muitos escritos de cientistas políticos, sociólogos, filósofos e historiadores sobre o populismo, muitas crônicas nas mídias, na maior parte do tempo para repreender esse tipo de discurso. Chega-se ao ponto de se perguntar se ainda há algo novo a ser dito. Entretanto, sim, ainda há algo a ser dito, caso se deseje analisar esse fenômeno sem julgamentos a priori, sem denunciá-lo a todo custo, e tentar compreendê-lo através de uma análise, que será aqui uma análise do discurso. É papel do pesquisador tentar explicar antes de condenar. 

Palavras-chave: discurso populista; discurso político; análise do discurso. 

Biografia do Autor

Sabrina Moura Aragão, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Professora no curso de Letras - Francês da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).  Coordena projetos de pesquisa e extensão na área de formação de tradutores e a relação entre cinema, língua estrangeira e cultura. É graduada e licenciada em Letras Português - Francês pela Universidade de São Paulo (USP). Em 2012 obteve o título de Mestre em Letras pela mesma instituição e, em, 2018 defendeu a tese de doutorado, também na USP.

Downloads

Publicado

2022-12-30

Como Citar

Charaudeau, P., & Aragão, S. M. (2022). Do discurso político ao discurso populista. O populismo é de direita ou de esquerda? . Calidoscópio, 20(1), 351–363. https://doi.org/10.4013/cld.2022.201.17