Consciência linguística e ecológica: uma análise da Avaliatividade na obra A chave do tamanho, de Monteiro Lobato

Autores

  • Cristiane Fuzer Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
  • Noemi Boer Universidade Franciscana (UFN)
  • Lauren Linck Nilson Universidade de Passo Fundo (UPF)

DOI:

https://doi.org/10.4013/cld.2021.194.09

Resumo

O presente estudo propõe um trabalho de desenvolvimento da consciência ecológica por meio da ampliação da consciência linguística que possa fornecer subsídios para introduzir o ensino de códigos e conceitos de Biologia no contexto do Ensino Médio a partir da leitura de uma obra da literatura brasileira. Com base em princípios da Linguística Sistêmico-Funcional (Halliday; Matthiessen, 2014), foram analisados excertos da obra A chave do Tamanho, de Monteiro Lobato, que apresentam palavras-chave referentes a conteúdos de Biologia, com foco em ocorrências de atitude do sistema semântico-discursivo de Avaliatividade (Martin; White, 2005). Com base nos resultados, foram elaboradas questões que se constituem em estratégia motivacional para o ensino de conhecimentos da Biologia. Tal estratégia pode se expandir para diferentes campos de conhecimentos do currículo escolar.  

Palavras-chave: linguagem; avaliatividade; ensino; ciências biológicas.

Biografia do Autor

Cristiane Fuzer, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Pós-Doutora em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Mestre e Doutora em Letras pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), com estágio doutoral na Faculdade de Lisboa, Graduada em Letras Licenciatura em Língua Portuguesa e Literaturas. Professora Associada do Departamento de Letras Vernáculas e do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFSM, Vice-Diretora do Centro de Artes e Letras da UFSM, Vice-coordenadora do GT em Linguística Sistêmico-Funcional na ANPOLL e integrante do GrPesq/CNPq Sistêmica, Ambientes e Linguagens (SAL). Coordena o programa de extensão Ateliê de Textos na UFSM.

Noemi Boer, Universidade Franciscana (UFN)

Doutora em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Mestre em Educação Brasileira pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Graduada em Ciências habilitação em Biologia e Graduada em Pedagogia, habilitação em Supervisão Escolar. Professora adjunta II da Universidade Franciscana (UFN), atua no Mestrado em Ensino de Humanidades e Linguagens, MEHL e no do Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos, CEP/UFN. Professora colaboradora do Programa de Pós-graduação em Ensino Científico e Tecnológico da URI Santo Ângelo.

Lauren Linck Nilson, Universidade de Passo Fundo (UPF)

Doutoranda em Educação pela Universidade de Passo Fundo (UPF), Mestre em Ensino Científico e Tecnológico pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), Graduada em Ciências Biológicas, com Especialização em Interdisciplinaridade na Educação Básica pela Universidade Federal da Fronteira Sul. Agente de Tratamento de Água e Esgoto, atua na Companhia Riograndense de Saneamento Básico (CORSAN). 

Downloads

Publicado

2022-03-24

Como Citar

Fuzer, C., Boer, N., & Linck Nilson, L. (2022). Consciência linguística e ecológica: uma análise da Avaliatividade na obra A chave do tamanho, de Monteiro Lobato . Calidoscópio, 19(4), 553–568. https://doi.org/10.4013/cld.2021.194.09