Considerações sobre o destinatário dos editoriais da Folha de S.Paulo e do El País: em pauta a imagem do leitor de jornal on-line
DOI:
https://doi.org/10.4013/cld.2022.201.11Palavras-chave:
jornalismo on-line, editorial, destinatárioResumo
Neste trabalho, analisamos, a partir de escritos de Bakhtin e seu Círculo, editoriais on-line em língua portuguesa e espanhola publicados pelos jornais Folha de S.Paulo e El País durante o mês de fevereiro de 2020. Ao contrastar as produções de um mesmo gênero do discurso em comunidades etnolinguísticas diferentes, tencionamos ampliar a compreensão do próprio gênero, do funcionamento do campo em que está inserido e de como o destinatário é representado, levando em consideração as especificidades da produção, circulação e recepção dos enunciados em meio digital. Nossa análise evidencia um período de transição no campo jornalístico. Nos jornais comparados, os editoriais materializam contradições entre diferentes práticas de leitura e tentam assimilar, cada um à sua maneira, a heterogeneidade do público leitor presumido.
Palavras-chave: jornalismo on-line; editorial; destinatário.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Concedo à Calidoscópio o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Calidoscópio acima explicitadas.