Considerações sobre o destinatário dos editoriais da Folha de S.Paulo e do El País: em pauta a imagem do leitor de jornal on-line

Autores

DOI:

https://doi.org/10.4013/cld.2022.201.11

Palavras-chave:

jornalismo on-line, editorial, destinatário

Resumo

Neste trabalho, analisamos, a partir de escritos de Bakhtin e seu Círculo, editoriais on-line em língua portuguesa e espanhola publicados pelos jornais Folha de S.Paulo e El País durante o mês de fevereiro de 2020. Ao contrastar as produções de um mesmo gênero do discurso em comunidades etnolinguísticas diferentes, tencionamos ampliar a compreensão do próprio gênero, do funcionamento do campo em que está inserido e de como o destinatário é representado, levando em consideração as especificidades da produção, circulação e recepção dos enunciados em meio digital. Nossa análise evidencia um período de transição no campo jornalístico. Nos jornais comparados, os editoriais materializam contradições entre diferentes práticas de leitura e tentam assimilar, cada um à sua maneira, a heterogeneidade do público leitor presumido. 

Palavras-chave: jornalismo on-line; editorial; destinatário. 

Biografia do Autor

Heloisa Mara Mendes, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Doutora em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Professora Associada do Instituto de Letras e Linguística da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). 

Marina Célia Mendonça, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)

Doutora em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professora do Departamento de Linguística, Literatura e Letras Clássicas e do Programa de Pós-Graduação em Linguística e Língua Portuguesa da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP) –Campus de Araraquara.

Downloads

Publicado

2022-12-30

Como Citar

Mendes, H. M., & Mendonça, M. C. (2022). Considerações sobre o destinatário dos editoriais da Folha de S.Paulo e do El País: em pauta a imagem do leitor de jornal on-line . Calidoscópio, 20(1), 213–236. https://doi.org/10.4013/cld.2022.201.11