LMOOCs: reflexões preliminares para o desenvolvimento de MOOCS comunicativos

Autores

  • Marcus Vinicius Liessem Fontana Universidade Federal de Santa Maria
  • Vilson J. Leffa Universidade Católica de Pelotas

Resumo

Neste trabalho, apresentamos alguns resultados iniciais de uma pesquisa que temos desenvolvido em torno da elaboração de Cursos Online Massivos e Abertos para o Ensino de Línguas (LMOOCs). Os cursos massivos e abertos online têm sido amplamente difundidos por universidades reconhecidas em todo o mundo. Na mesma esteira, cursos nessa modalidade voltados para a aprendizagem de línguas começam a ser desenvolvidos por alguns pesquisadores. Temos constatado, contudo, em pesquisas anteriores, que as plataformas em que esses cursos são disponibilizados são extremamente rígidas, com recursos limitados, o que leva a um ensino de língua muito mais voltado à gramática da língua que a seus aspectos comunicativos. Nesse sentido, buscamos entender, por meio de pesquisa bibliográfica, se os MOOCs de fato apresentam alguma possibilidade de oferecer um ensino de língua voltado à comunicação. Neste texto, apresentamos sugestões de arquitetura digital para o desenho de um LMOOC dentro de uma perspectiva comunicativa, discutimos a importância do uso do vídeo e trabalhamos com especial ênfase as questões que envolvem a motivação e o engajamento dos alunos para a aprendizagem de uma língua estrangeira online em um curso massivo. A partir dessas reflexões, concluímos que há cinco características que é preciso respeitar no desenvolvimento de um LMOOC: adaptabilidade, especialização, modularidade, reusabilidade e ubiquidade.

Palavras-chave: LMOOCs, aprendizagem de línguas, tecnologias digitais.

Biografia do Autor

Marcus Vinicius Liessem Fontana, Universidade Federal de Santa Maria

Pós-doutorando em Linguística Aplicada pela UCPel. Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria (2015). Mestre em Linguística Aplicada pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Católica de Pelotas (2009), com bolsa fornecida pela CAPES. Possui Licenciatura em Língua Espanhola e Literaturas pela Universidade Federal de Pelotas (2006). É Professor Adjunto da Universidade Federal de Santa Maria, Coordenador do Curso de Licenciatura em Espanhol UAB/UFSM e Coordenador dos projetos de pesquisa Além da Visão e Complexidade e Reconhecimento na EaD. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Espanhola, Linguística Aplicada, Tecnologias na Educação, Educação a Distância e Tecnologias Inclusivas para Pessoas com Deficiência Visual.

Vilson J. Leffa, Universidade Católica de Pelotas

Professor Titular da Universidade Católica de Pelotas. Doutorou-se em Linguística Aplicada pela Universidade do Texas em 1984, trabalhou na Universidade Federal do Rio Grande do Sul e foi pesquisador visitante da Universidade da Califórnia, em Irvine. Como professor e pesquisador tem atuação nas áreas acadêmica, de formação de recursos humanos e de gestão científica. Na área acadêmica, tem mais de 60 artigos em periódicos, 45 capítulos de livro, 17 livros organizados e cerca de 150 trabalhos publicados em anais, tratando de temas voltados para a educação como autonomia da aprendizagem, ensino da leitura, produção textual, o léxico na aprendizagem de línguas, interação na sala de aula, produção de materiais didáticos, política de línguas e formação de professores. Mais recentemente concentrou-se no estudo das novas tecnologias no ensino de línguas, incluindo a produção de Recursos Educacionais Abertos (REAs) e o ensino a distância.

Downloads

Publicado

2018-12-30

Como Citar

Fontana, M. V. L., & Leffa, V. J. (2018). LMOOCs: reflexões preliminares para o desenvolvimento de MOOCS comunicativos. Calidoscópio, 16(3), 460–468. Recuperado de https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2018.163.10