Uma análise do sistema Assurance of Learning promovido pela agência de acreditação americana AACSB para cursos de administração e negócios

Autores

  • Mário Cesar Barreto Moraes Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Guilherme Felipe Kalnin Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Márcio Alexandre Karsten Universidade Sociedade Educacional de Santa Catarina

Resumo

Este artigo busca analisar o sistema de avaliação de aprendizado denominado Assurance of Learning (AoL) requisitado para o processo de acreditação da agência americana Association to Advance Collegiate Schools of Business (AACSB), a qual valida a qualidade de cursos de administração, negócios e contabilidade em nível internacional. O AoL visa averiguar a aprendizagem dos estudantes que compõem o curso ao valorizar indicadores que abordam a experiência discente, com embasamento na missão institucional, nos objetivos e nas estratégias de aprendizagem estabelecidos pelo e para o curso. Ao levar em consideração a atual importância da aprendizagem e da experiência discente, esta pesquisa busca descrever as principais características e a operacionalização do AoL por meio de uma metodologia qualitativa de cunho documental e bibliográfico com base em artigos científicos da área entre 2007-2016 e em documentos que remontam às práticas da agência. Como resultado, tem-se uma descrição apurada do AoL e de suas etapas de operacionalização, indicando uma visão sistêmica e ativa à aprendizagem discente ao mesmo tempo que este enseja a aprendizagem organizacional de laço duplo para a gestão de cursos.

Palavras-chave: acreditação, sistema de acreditação americano, AACSB, assurance of learning.

Biografia do Autor

Mário Cesar Barreto Moraes, Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Docente na Escola Superior de Administração e Gerência – ESAG/UDESC.

Guilherme Felipe Kalnin, Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutorando pelo programa de pós-graduação em Administração da Escola Superior de Administração e Gerência – ESAG/UDESC. Docente no curso de Administração da Associação Educacional Luterana Bom Jesus/IELUSC

Márcio Alexandre Karsten, Universidade Sociedade Educacional de Santa Catarina

Mestre pelo programa de pós-graduação em Administração pela Escola Superior de Administração e Gerência – ESAG/UDESC. Docente no curso de Administração da Sociedade Educacional de Santa Catarina/UNISOCIESC.

Downloads

Publicado

2018-03-23

Edição

Seção

Artigos