Uma análise do sistema Assurance of Learning promovido pela agência de acreditação americana AACSB para cursos de administração e negócios

Autores/as

  • Mário Cesar Barreto Moraes Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Guilherme Felipe Kalnin Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Márcio Alexandre Karsten Universidade Sociedade Educacional de Santa Catarina

Resumen

Este artigo busca analisar o sistema de avaliação de aprendizado denominado Assurance of Learning (AoL) requisitado para o processo de acreditação da agência americana Association to Advance Collegiate Schools of Business (AACSB), a qual valida a qualidade de cursos de administração, negócios e contabilidade em nível internacional. O AoL visa averiguar a aprendizagem dos estudantes que compõem o curso ao valorizar indicadores que abordam a experiência discente, com embasamento na missão institucional, nos objetivos e nas estratégias de aprendizagem estabelecidos pelo e para o curso. Ao levar em consideração a atual importância da aprendizagem e da experiência discente, esta pesquisa busca descrever as principais características e a operacionalização do AoL por meio de uma metodologia qualitativa de cunho documental e bibliográfico com base em artigos científicos da área entre 2007-2016 e em documentos que remontam às práticas da agência. Como resultado, tem-se uma descrição apurada do AoL e de suas etapas de operacionalização, indicando uma visão sistêmica e ativa à aprendizagem discente ao mesmo tempo que este enseja a aprendizagem organizacional de laço duplo para a gestão de cursos.

Palavras-chave: acreditação, sistema de acreditação americano, AACSB, assurance of learning.

Biografía del autor/a

Mário Cesar Barreto Moraes, Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Docente na Escola Superior de Administração e Gerência – ESAG/UDESC.

Guilherme Felipe Kalnin, Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutorando pelo programa de pós-graduação em Administração da Escola Superior de Administração e Gerência – ESAG/UDESC. Docente no curso de Administração da Associação Educacional Luterana Bom Jesus/IELUSC

Márcio Alexandre Karsten, Universidade Sociedade Educacional de Santa Catarina

Mestre pelo programa de pós-graduação em Administração pela Escola Superior de Administração e Gerência – ESAG/UDESC. Docente no curso de Administração da Sociedade Educacional de Santa Catarina/UNISOCIESC.

Publicado

2018-03-23

Número

Sección

Articles