Análise da relação entre as decisões estratégicas e a performance exportadora na indústria gaúcha
Resumo
O presente estudo tem por objetivo geral verificar a relação existente entre as decisões estratégicas (estratégias de marketing de exportação e tipos estratégicos) e a performance exportadora de 38 empresas exportadoras gaúchas. Além disso, buscou-se caracterizar a atuação internacional das empresas pesquisadas. Para tanto, foi realizada pesquisa descritiva com aplicação de survey como procedimento para coleta de dados. Os resultados mostraram que as empresas pesquisadas são na maioria de pequeno e médio porte, que as estratégias com as quais mais se identificaram foram a prospectora e a analista e que a maioria dos respondentes posicionaram-se como possuidores de média à substancial experiência no mercado internacional. No que se refere aos aspectos de atuação internacional, o principal modo de entrada utilizado pelas empresas foi a exportação e mais da metade dos respondentes atende até 15 países. Os resultados apontaram para a existência de relação entre as decisões estratégicas e a performance exportadora, uma vez que, com relação a esse aspecto, em termos estratégicos, percebeu-se a diferença de comportamento entre as empresas que adotaram tipos estratégicos diversos, bem como se evidenciou a correlação existente entre as variáveis da estratégia de marketing de exportação e as dimensões da performance exportadora.
Palavras-chave: exportação, modos de entrada, performance exportadora, estratégia de marketing de exportação, tipos estratégicos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo à Revista BASE o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista BASE acima explicitadas.