Análise da relação entre as decisões estratégicas e a performance exportadora na indústria gaúcha

Autores/as

  • Cristina Ceribola Crespam Instituto Federal do Rio Grande do Sul
  • Flavia Luciane Scherer Universidade Federal de Santa Maria
  • Clandia Maffini Gomes Universidade Federal de Santa Maria

Resumen

O presente estudo tem por objetivo geral verificar a relação existente entre as decisões estratégicas (estratégias de marketing de exportação e tipos estratégicos) e a performance exportadora de 38 empresas exportadoras gaúchas. Além disso, buscou-se caracterizar a atuação internacional das empresas pesquisadas. Para tanto, foi realizada pesquisa descritiva com aplicação de survey como procedimento para coleta de dados. Os resultados mostraram que as empresas pesquisadas são na maioria de pequeno e médio porte, que as estratégias com as quais mais se identificaram foram a prospectora e a analista e que a maioria dos respondentes posicionaram-se como possuidores de média à substancial experiência no mercado internacional. No que se refere aos aspectos de atuação internacional, o principal modo de entrada utilizado pelas empresas foi a exportação e mais da metade dos respondentes atende até 15 países. Os resultados apontaram para a existência de relação entre as decisões estratégicas e a performance exportadora, uma vez que, com relação a esse aspecto, em termos estratégicos, percebeu-se a diferença de comportamento entre as empresas que adotaram tipos estratégicos diversos, bem como se evidenciou a correlação existente entre as variáveis da estratégia de marketing de exportação e as dimensões da performance exportadora.

Palavras-chave: exportação, modos de entrada, performance exportadora, estratégia de marketing de exportação, tipos estratégicos.

Biografía del autor/a

Cristina Ceribola Crespam, Instituto Federal do Rio Grande do Sul

Mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria e Administradora no Instituto Federal do Rio Grande do Sul.

Flavia Luciane Scherer, Universidade Federal de Santa Maria

Professora Adjunta do Departamento de Ciências Administrativas da UFSM, Doutora em Administração pela UFMG, com atuação nas áreas de estratégia, marketing e negócios internacionais.

Clandia Maffini Gomes, Universidade Federal de Santa Maria

Professora Adjunta do Departamento de Ciências Administrativas da UFSM, Doutora em Administração pela USP, com atuação nas áreas de inovação, sustentabilidade e negócios internacionais.

Publicado

2012-08-08

Número

Sección

Articles