A relação entre competitividade e o processo estratégico na área de produção: uma análise baseada no conhecimento organizacional
Resumo
Este artigo analisa empiricamente duas questões centrais na estratégia de produção: formalização e proatividade de produção no processo estratégico. As análises basearam-se no conhecimento organizacional e no uso da abordagem baseada nos recursos e competências das empresas. Quatro indústrias compõem a amostra usada nesta pesquisa. A primeira descoberta indica que não há um padrão quando analisamos o processo estratégico de produção. Contudo, os resultados sugerem que os líderes de mercado usam mais efetivamente um plano estratégico formal do que os não-líderes. Situação similar também foi identificada quando analisou-se a proatividade de produção.
Palavras-chave: estratégia de produção, conhecimento organizacional, competitividade.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo à Revista BASE o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista BASE acima explicitadas.