Qualidade do ensino superior de Ciências Contábeis: um diagnóstico nas instituições localizadas na região Norte do Estado do Paraná
Resumo
Este estudo tem como objetivo proceder a uma avaliação sobre a qualidade do ensino nos cursos de graduação em Ciências Contábeis. Tal avaliação insere-se no contexto da política governamental, implementada na última década, que ampliou o acesso à educação superior por meio de uma maior abertura para a criação de instituições privadas, impactando no aumento das vagas ofertadas. A partir dessa nova realidade, este estudo questiona qual é a efetiva qualidade atingida no ensino oferecido. Alguns instrumentos oficiais de avaliação são disponibilizados para tanto. Na esfera governamental, tem-se o Exame Nacional de Cursos (ENC); no âmbito da categoria profissional, o Conselho Federal de Contabilidade promove o Exame de Suficiência (ES). Para viabilizar a avaliação que este estudo propõe, foram coletados dados dos resultados do ENC (período 2002 e 2003) e do ES (período 2000 a 2004) realizados pelos alunos de 16 cursos de graduação oferecidos na região Norte do Estado do Paraná. Além disso, realizaram-se entrevistas presenciais com os coordenadores desses cursos. O primeiro instrumento, composto pelos dados do ENC e do ES, viabilizou a análise quantitativa. O segundo, as entrevistas, a análise qualitativa. O resultado da pesquisa evidencia que a maioria dos cursos pesquisados apresenta nível de qualidade insuficiente.
Palavras-chave: educação, ensino contábil, qualidade, profissão contábil.Downloads
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