Social Impacts in the Supply Chain of a Cement Industry
a case study under the lens of Paradox Theory
DOI:
https://doi.org/10.4013/base.2024.213.04Palavras-chave:
Social Impacts, Mineral Supply Chain, Cement Industry, Tensions and Paradoxes of SustainabilityResumo
Os impactos sociais têm sido discutidos no âmbito da cadeia de suprimentos mineral. Para investigar a complexidade dessa cadeia, que envolve a sustentabilidade dos recursos minerais e produtos relacionados, a perspectiva do paradoxo é adequada, pois oferece uma oportunidade para aprofundar a natureza das tensões e como geri-las para promover a sustentabilidade. A indústria cimenteira faz parte da indústria mineral e é fundamental no desenvolvimento socioeconômico dos países. Este estudo investiga: Como ocorrem os impactos sociais do processo de encerramento de uma operação na cadeia de suprimentos mineral? Para responder a esta questão, investigamos a origem de tais impactos e sua relação com as tensões e paradoxos da sustentabilidade, na perspectiva da comunidade local. Foi realizado um estudo de caso, com entrevistas, observação e análise documental. Os resultados apresentam categorias emergentes de impacto social no contexto pós fechamento. O estudo apresenta a interação entre impacto social e tensões paradoxais, o que destaca a disparidade de poder entre os agentes. Além disso, demonstra os tipos de tensões que geram impacto social entre os principais atores: empresa focal, cadeia de suprimentos, governo e comunidade.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo à Revista BASE o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista BASE acima explicitadas.