Social Impacts in the Supply Chain of a Cement Industry

a case study under the lens of Paradox Theory

Autores

DOI:

https://doi.org/10.4013/base.2024.213.04

Palavras-chave:

Social Impacts, Mineral Supply Chain, Cement Industry, Tensions and Paradoxes of Sustainability

Resumo

Os impactos sociais têm sido discutidos no âmbito da cadeia de suprimentos mineral. Para investigar a complexidade dessa cadeia, que envolve a sustentabilidade dos recursos minerais e produtos relacionados, a perspectiva do paradoxo é adequada, pois oferece uma oportunidade para aprofundar a natureza das tensões e como geri-las para promover a sustentabilidade. A indústria cimenteira faz parte da indústria mineral e é fundamental no desenvolvimento socioeconômico dos países. Este estudo investiga: Como ocorrem os impactos sociais do processo de encerramento de uma operação na cadeia de suprimentos mineral? Para responder a esta questão, investigamos a origem de tais impactos e sua relação com as tensões e paradoxos da sustentabilidade, na perspectiva da comunidade local. Foi realizado um estudo de caso, com entrevistas, observação e análise documental. Os resultados apresentam categorias emergentes de impacto social no contexto pós fechamento. O estudo apresenta a interação entre impacto social e tensões paradoxais, o que destaca a disparidade de poder entre os agentes. Além disso, demonstra os tipos de tensões que geram impacto social entre os principais atores: empresa focal, cadeia de suprimentos, governo e comunidade.

Biografia do Autor

Selma Maria dos Santos, Centro Universitário FEI

Mestre em Administração pelo Centro Universitário FEI – Fundação Educacional Inaciana Pe. Sabóia de Medeiros – São Paulo – SP; Graduação em Pedagogia com Habilitações em: Administração Escolar e Supervisão Escolar – Faculdades de Filosofia Ciências e Letras Tibiriçá – São Paulo – SP; Formação Coach Educacional – São Paulo – SP; Pós Graduação em Psicopedagogia do Acompanhamento Formativo – UNOESC – PR; Pós Graduação em Administração Escolar – Uniban – São Paulo – SP; Pós-graduação em Ensino Religioso – Faculdades Claretianas – São Paulo – SP; Pós-graduação em Ensino Superior – Uniban – São Paulo – SP; Graduação em Filosofia e Teologia (incompleto) – Faculdade Nossa Senhora da Assunção – São Paulo – SP; Técnico Contábil – SP – No: 1SP194425/O-9 – Colégio José de Anchieta – São Paulo – SP; Curso Magistério – Formação de professores para Educação Infantil e Ensino Fundamental I – Escola Cenecista de I e II Graus Santa Cruz – Taquarana – AL. Atuação na área da educação há 37 anos nos seguintes segmentos: na docência da Educação Infantil e Fundamental I e diretora escolar por 16 anos; Atuação na área administrativa, em serviços diversos na tesouraria e secretaria; administração escolar e no Conselho Administrativo da Congregação das Irmãs de São Francisco da Providência de Deus. Membro do Conselho Estadual da ANEC/SP e membro da Diretoria Nacional da ANEC.

Samara de Carvalho Pedro, Centro Universitário FEI

Doutora em Administração pelo Centro Universitário FEI. Mestra em Administração pela Universidade Nove de Julho com experiência internacional pelo Institut dadministration des Entreprises de Grenoble, IAE GRENOBLE, França. Certificada pela FEA-USP em Análise Preditiva de Dados. Co-editora Executiva da RAEP (A3) Revista de Administração: Ensino e Pesquisa. Assessora Executiva da Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Administração. Professora Orientadora do MBA USP/Esalq. Representante Municipal do CRA-SP. Coordenadora de Comunicação e Marketing e Projetos Socioambientais. Tem atuado com pesquisas voltadas à Sustentabilidade e Comportamento Verde.

Jacques Demajorovic, Centro Universitário FEI

Graduado em Economia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1986), mestre em Administração Pública e Governo pela Fundação Getúlio Vargas - SP (1994) e doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (2000). Foi coordenador do Curso e professor titular do Centro Universitário Senac. Foi coordenador dos Cursos de Tecnologia em Gestão Ambiental (2001-2003) e do curso de Bacharelado em administração da Linha de Formação Específica em Gestão Ambiental e professor do Mestrado em Sistemas Integrados de Gestão do Centro Universitário Senac (2003-2009). Atualmente é professor do Programa de Pós-Graduação em Administração do Centro Universitário FEI, atuando na linha de Pesquisa em Sustentabilidade. Atua desde 1990 na área ambiental desenvolvendo projetos nas áreas de resíduos sólidos, ecoeficiência, planejamento e gestão ambiental. Suas linhas de pesquisa incluem projetos sobre logística reversa, educação e inovação para sustentabilidade, turismo e sustentabilidade e licença social para operar e impactos sociais da mineração. É autor dos seguintes livros: Sociedade de risco e responsabilidade socioambiental: perspectivas para a educação corporativa, Modelos e ferramentas de gestão ambiental: desafios e perspectivas para as organizações, Coleta seletiva com inclusão social e Cadeia de reciclagem: um olhar para os catadores. Em 2012, foi vencedor do Prêmio Santander Práticas de Educação para Sustentabilidade pela inserção da sustentabilidade nos cursos de graduação em Administração. Em 2014, foi contemplado com a Bolsa de Pesquisa Santander Universidades para realização de Pós-doutorado na Universidade de Alicante. É professor colaborador do Programa de Ciências Ambientais/IEE/USP, professor Colaborador do Departamento de Sociologia da Universidad de Alicante/Espanha e foi editor científico da Revista de Gestão Social e Ambiental - RGSA (2013-2019) classificada como A3 no sistema Qualis. Atualmente coordena dois grupos de pesquisa no CNPQ, sendo um dedicado à Logística reversa e o outro à Licença Social para Operar no setor de mineração. Em 2016, teve projeto de pesquisa aprovado no Edital Vale para desenvolvimento da pesquisa "Fatores determinantes da licença para operar e métrica de avaliação do nível de aceitação social por parte das comunidades locais. Em 2022 teve aprovado o projeto Licença Social para Operar e vulnerabilidade: uma proposta de integração da dimensão social nos processos de fechamento de minas para a transição pós-mineração Edital Universal - Grupos Emergentes do CNPQ. Em 2023 foi incluido no Ranking World Top 100 Business Managment/Business Administration Scientist in Brazil.

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Publicado

2024-11-11

Edição

Seção

Artigos