Social Impacts in the Supply Chain of a Cement Industry

a case study under the lens of Paradox Theory

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.4013/base.2024.213.04

Palabras clave:

Social Impacts, Mineral Supply Chain, Cement Industry, Tensions and Paradoxes of Sustainability

Resumen

Se han discutido los impactos sociales dentro de la cadena de suministro minera. Para investigar la complejidad de la cadena de suministro de minerales (CS), que involucra la sostenibilidad de los recursos minerales y productos relacionados, la perspectiva de la paradoja es adecuada, ya que ofrece una oportunidad para profundizar la naturaleza de las tensiones y cómo gestionarlas para avanzar en la sostenibilidad. La industria del cemento forma parte de la industria mineral y es fundamental en el desarrollo socioeconómico de los países. Este estudio investiga: ¿Cómo se producen los impactos sociales del proceso de cierre de una operación en el SC mineral? Para responder a esta pregunta, investigamos el origen de tales impactos y su relación con las tensiones y paradojas de la sostenibilidad, desde la perspectiva de la comunidad local. Se realizó un estudio de caso, con entrevistas, observación y análisis de documentos. Los resultados presentan categorías emergentes de impacto social en el contexto posterior al cierre. El estudio presenta la interacción entre impacto social y tensiones paradójicas, lo que pone de relieve la disparidad de poder entre agentes. Además, demuestra los tipos de tensiones que generan impacto social entre los actores principales: la empresa focal, la cadena de suministro, el gobierno y la comunidad.

Biografía del autor/a

Selma Maria dos Santos, Centro Universitário FEI

Mestre em Administração pelo Centro Universitário FEI – Fundação Educacional Inaciana Pe. Sabóia de Medeiros – São Paulo – SP; Graduação em Pedagogia com Habilitações em: Administração Escolar e Supervisão Escolar – Faculdades de Filosofia Ciências e Letras Tibiriçá – São Paulo – SP; Formação Coach Educacional – São Paulo – SP; Pós Graduação em Psicopedagogia do Acompanhamento Formativo – UNOESC – PR; Pós Graduação em Administração Escolar – Uniban – São Paulo – SP; Pós-graduação em Ensino Religioso – Faculdades Claretianas – São Paulo – SP; Pós-graduação em Ensino Superior – Uniban – São Paulo – SP; Graduação em Filosofia e Teologia (incompleto) – Faculdade Nossa Senhora da Assunção – São Paulo – SP; Técnico Contábil – SP – No: 1SP194425/O-9 – Colégio José de Anchieta – São Paulo – SP; Curso Magistério – Formação de professores para Educação Infantil e Ensino Fundamental I – Escola Cenecista de I e II Graus Santa Cruz – Taquarana – AL. Atuação na área da educação há 37 anos nos seguintes segmentos: na docência da Educação Infantil e Fundamental I e diretora escolar por 16 anos; Atuação na área administrativa, em serviços diversos na tesouraria e secretaria; administração escolar e no Conselho Administrativo da Congregação das Irmãs de São Francisco da Providência de Deus. Membro do Conselho Estadual da ANEC/SP e membro da Diretoria Nacional da ANEC.

Samara de Carvalho Pedro, Centro Universitário FEI

Doutora em Administração pelo Centro Universitário FEI. Mestra em Administração pela Universidade Nove de Julho com experiência internacional pelo Institut dadministration des Entreprises de Grenoble, IAE GRENOBLE, França. Certificada pela FEA-USP em Análise Preditiva de Dados. Co-editora Executiva da RAEP (A3) Revista de Administração: Ensino e Pesquisa. Assessora Executiva da Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Administração. Professora Orientadora do MBA USP/Esalq. Representante Municipal do CRA-SP. Coordenadora de Comunicação e Marketing e Projetos Socioambientais. Tem atuado com pesquisas voltadas à Sustentabilidade e Comportamento Verde.

Jacques Demajorovic, Centro Universitário FEI

Graduado em Economia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1986), mestre em Administração Pública e Governo pela Fundação Getúlio Vargas - SP (1994) e doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (2000). Foi coordenador do Curso e professor titular do Centro Universitário Senac. Foi coordenador dos Cursos de Tecnologia em Gestão Ambiental (2001-2003) e do curso de Bacharelado em administração da Linha de Formação Específica em Gestão Ambiental e professor do Mestrado em Sistemas Integrados de Gestão do Centro Universitário Senac (2003-2009). Atualmente é professor do Programa de Pós-Graduação em Administração do Centro Universitário FEI, atuando na linha de Pesquisa em Sustentabilidade. Atua desde 1990 na área ambiental desenvolvendo projetos nas áreas de resíduos sólidos, ecoeficiência, planejamento e gestão ambiental. Suas linhas de pesquisa incluem projetos sobre logística reversa, educação e inovação para sustentabilidade, turismo e sustentabilidade e licença social para operar e impactos sociais da mineração. É autor dos seguintes livros: Sociedade de risco e responsabilidade socioambiental: perspectivas para a educação corporativa, Modelos e ferramentas de gestão ambiental: desafios e perspectivas para as organizações, Coleta seletiva com inclusão social e Cadeia de reciclagem: um olhar para os catadores. Em 2012, foi vencedor do Prêmio Santander Práticas de Educação para Sustentabilidade pela inserção da sustentabilidade nos cursos de graduação em Administração. Em 2014, foi contemplado com a Bolsa de Pesquisa Santander Universidades para realização de Pós-doutorado na Universidade de Alicante. É professor colaborador do Programa de Ciências Ambientais/IEE/USP, professor Colaborador do Departamento de Sociologia da Universidad de Alicante/Espanha e foi editor científico da Revista de Gestão Social e Ambiental - RGSA (2013-2019) classificada como A3 no sistema Qualis. Atualmente coordena dois grupos de pesquisa no CNPQ, sendo um dedicado à Logística reversa e o outro à Licença Social para Operar no setor de mineração. Em 2016, teve projeto de pesquisa aprovado no Edital Vale para desenvolvimento da pesquisa "Fatores determinantes da licença para operar e métrica de avaliação do nível de aceitação social por parte das comunidades locais. Em 2022 teve aprovado o projeto Licença Social para Operar e vulnerabilidade: uma proposta de integração da dimensão social nos processos de fechamento de minas para a transição pós-mineração Edital Universal - Grupos Emergentes do CNPQ. Em 2023 foi incluido no Ranking World Top 100 Business Managment/Business Administration Scientist in Brazil.

Descargas

Publicado

2024-11-11

Número

Sección

Articles