Affordance e Strategizing: uma Relação Possível na Perspectiva da Sociomaterialidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.4013/base.2025.221.01

Palavras-chave:

Affordance, Strategizing, Estratégia como Prática, Sociomaterialidade, Estudo de Caso

Resumo

As interações entre humanos e não humanos são permanentes na vida organizacional, durante a realização das atividades de uma empresa, sendo relevante para este estudo a abordagem do conceito de affordance relacionado a estratégia como prática ou strategizing. A intersecção dessas abordagens se alia à ótica da sociomaterialidade, perspectiva que aborda a inseparabilidade entre o social e o material. O objetivo deste estudo foi compreender como se dá o affordance no fazer estratégia de produção, considerando a perspectiva da sociomaterialidade. Adotamos a metodologia qualitativa, por meio do método de estudo de caso. Como técnicas de coleta de dados utilizamos observação direta, entrevistas semiestruturadas e levantamento documental. Os dados foram analisados por meio da técnica de comparação de padrões, a fim de identificar elementos convergentes entre teoria e prática, combinada com análise das narrativas dos sujeitos entrevistados. Como resultado, encontramos relações significativas entre affordance e strategizing, que decorrem das interações sociomateriais. Este estudo contribui com uma abordagem prática da influência que a interação entre agentes humanos e não humanos possuem ao realizar as práticas estratégicas, nas quais situações de affordance acontecem, podendo facilitar ou inibir determinadas práticas (estratégicas ou não) na organização estudada.

Biografia do Autor

Kauane Melo de Lima Blanger, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Bacharel em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Rosalia Aldraci Barbosa Lavarda, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Doutora em Administração pela Universitat de València (Espanha, 2008), título homologado pela FEA/USP (2009); Mestre em Organización y Dirección de Empresas pela Universidad Del Museo Social Argentino - UMSA (Buenos Aires), Título homologado pela UFSM (1998), Bacharel em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM (1990). Professora do Curso de Administração e da Pós-Graduação (PPGAdm) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Felipe Kopp Leite, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Doutorando em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestre em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Bacharel em Administração pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

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Publicado

2025-06-09

Edição

Seção

Artigos