Affordance e Strategizing: uma Relação Possível na Perspectiva da Sociomaterialidade
DOI:
https://doi.org/10.4013/base.2025.221.01Palabras clave:
Affordance, Strategizing, Estratégia como Prática, Sociomaterialidade, Estudo de CasoResumen
As interações entre humanos e não humanos são permanentes na vida organizacional, durante a realização das atividades de uma empresa, sendo relevante para este estudo a abordagem do conceito de affordance relacionado a estratégia como prática ou strategizing. A intersecção dessas abordagens se alia à ótica da sociomaterialidade, perspectiva que aborda a inseparabilidade entre o social e o material. O objetivo deste estudo foi compreender como se dá o affordance no fazer estratégia de produção, considerando a perspectiva da sociomaterialidade. Adotamos a metodologia qualitativa, por meio do método de estudo de caso. Como técnicas de coleta de dados utilizamos observação direta, entrevistas semiestruturadas e levantamento documental. Os dados foram analisados por meio da técnica de comparação de padrões, a fim de identificar elementos convergentes entre teoria e prática, combinada com análise das narrativas dos sujeitos entrevistados. Como resultado, encontramos relações significativas entre affordance e strategizing, que decorrem das interações sociomateriais. Este estudo contribui com uma abordagem prática da influência que a interação entre agentes humanos e não humanos possuem ao realizar as práticas estratégicas, nas quais situações de affordance acontecem, podendo facilitar ou inibir determinadas práticas (estratégicas ou não) na organização estudada.
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