Otimismo e excesso de confiança, crise econômica e gerenciamento de resultados: Evidências brasileiras
DOI:
https://doi.org/10.4013/base.2024.212.05Palavras-chave:
Otimismo e Excesso de Confiança; Gerenciamento de Resultados; Crise Econômica; Covid-19.Resumo
O objetivo deste artigo foi o de investigar a influência conjunta do viés do otimismo e do excesso de confiança e do período de crise econômica derivada da pandemia de Covid-19 sobre o gerenciamento de resultados. A amostra do estudo foi composta por 139 empresas não financeiras listadas na B3, considerando o período entre os anos 2012 e 2021. As análises foram conduzidas por meio da estimação de regressões com dados em painel, nas quais foram utilizados os accruals discricionários obtidos pelo modelo Dechow et al. (2012), a crise econômica capturada por uma variável dummy, e o viés do otimismo e do excesso de confiança mensurado pela análise de conteúdo dos relatórios de administração, seguindo a estratégia de Tran et al. (2020) que utilizam o Princípio de Pollyanna de Matlin e Stang (1978). Como resultados foram confirmadas as hipóteses de que o viés do otimismo e o excesso de confiança impacta positivamente no gerenciamento de resultados, e de que durante o período de crise econômica este impacto foi mais intenso, sobretudo com a finalidade de reportar resultados condizentes com as previsões enviesadas dos gestores.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo à Revista BASE o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista BASE acima explicitadas.