Otimismo e excesso de confiança, crise econômica e gerenciamento de resultados: Evidências brasileiras

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.4013/base.2024.212.05

Palabras clave:

Otimismo e Excesso de Confiança; Gerenciamento de Resultados; Crise Econômica; Covid-19.

Resumen

O objetivo deste artigo foi o de investigar a influência conjunta do viés do otimismo e do excesso de confiança e do período de crise econômica derivada da pandemia de Covid-19 sobre o gerenciamento de resultados. A amostra do estudo foi composta por 139 empresas não financeiras listadas na B3, considerando o período entre os anos 2012 e 2021. As análises foram conduzidas por meio da estimação de regressões com dados em painel, nas quais foram utilizados os accruals discricionários obtidos pelo modelo Dechow et al. (2012), a crise econômica capturada por uma variável dummy, e o viés do otimismo e do excesso de confiança mensurado pela análise de conteúdo dos relatórios de administração, seguindo a estratégia de Tran et al. (2020) que utilizam o Princípio de Pollyanna de Matlin e Stang (1978). Como resultados foram confirmadas as hipóteses de que o viés do otimismo e o excesso de confiança impacta positivamente no gerenciamento de resultados, e de que durante o período de crise econômica este impacto foi mais intenso, sobretudo com a finalidade de reportar resultados condizentes com as previsões enviesadas dos gestores.

Biografía del autor/a

Rodrigo dos Prazeres, Universidade Federal de Alagoas

Doutor em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Pernambuco

Professor Adjunto da Universidade Federal de Alagoas

Publicado

2024-08-02

Número

Sección

Articles