O Efeitos da Cultura Orgânica Inovadora e da Gestão Estratégica do Conhecimento na Inovação de Processos e no Desempenho Organizacional
DOI:
https://doi.org/10.4013/base.2023.201.01Palavras-chave:
Cultura orgânica inovadora, Gestão estratégica do conhecimento, Inovação de processos, Desempenho organizacionalResumo
O objetivo deste estudo é analisar o efeito da cultura orgânica inovadora e da gestão estratégica do conhecimento na inovação de processos e da inovação de processos e gestão estratégica do conhecimento no desempenho organizacional. De forma complementar, analisou-se o efeito mediador da inovação de processos na relação entre gestão estratégica do conhecimento e desempenho organizacional. Uma survey foi realizada com funcionários da Confederação Nacional das Cooperativas Médicas (UNIMED). Para a análise dos dados foi utilizada modelagem de equações estruturais por mínimos quadrados parciais (PLS-SEM). Os resultados dos testes das hipóteses mostraram relações positivas e significativas, tanto nas relações diretas como nas indiretas pela mediação, o que indica influência das variáveis analisadas no desempenho organizacional. Os resultados denotam a importância de estimular a busca por novos conhecimentos e aprendizagem organizacional, além de oferecer suporte à geração de novas ideias no ambiente de trabalho.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo à Revista BASE o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista BASE acima explicitadas.