Transferência Reversa de Conhecimento e Multinacionais de Mercados Emergentes: um estudo de casos múltiplo
DOI:
https://doi.org/10.4013/base.%202022.193.02Palavras-chave:
Reverse Knowledge Transfer, Internationalization, Latin America, Brazil, Emerging Market MultinationalsResumo
Transferência de conhecimento de subsidiárias para matriz – transferência reversa de conhecimento – e o estudo de multinacionais de mercados emergentes são dois tópicos de pesquisa importantes e de rápido crescimento no campo dos negócios internacionais. Esta pesquisa examina a aquisição e transferência reversa de conhecimento por empresas líderes de mercado de uma economia emergente, o Brasil, a partir de suas subsidiarias estrangeiras. Dois estudos de caso aprofundados foram realizados, buscando contribuir com um teste qualitativo e empírico de algumas proposições teóricas construídas a partir da literatura e para uma melhor compreensão das motivações, localização e processos de transferência reversa de conhecimento adotados pelas empresas. Preenchendo uma lacuna da literatura, esta pesquisa adota uma perspectiva holística e completa, analisando o processo de transferência reversa de conhecimento em toda sua magnitude e com categorias de análise que mapeiam todo este processo (incluindo atores, motivações, mecanismos etc.). Como resultado, esta pesquisa contribui para a literatura de transferência reversa de conhecimento além do ainda inacabado debate acerca das circunstâncias nas quais teorias diferentes são necessárias para o estudo de multinacionais de mercados emergentes.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo à Revista BASE o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista BASE acima explicitadas.