“Dobrando” a pandemia–A revolução do Dobraflix e novas oportunidades de negócio
DOI:
https://doi.org/10.4013/base.%202022.193.03Palavras-chave:
Inovação, Geração de valor, Covid-19.Resumo
A empresa Dobra é uma startup brasileira fundada em 2016 cujo principal negócio é a venda online de carteiras. Em face do advento da pandemia do novo coronavírus, covid-19, em 2020, e o início das restrições de atividades produtivas, bem como da circulação de pessoas, a DOBRA precisou reconfigurar o seu modelo de negócios. Uma das inovações foi o desenvolvimento de uma plataforma digital com conteúdo gratuito, a Dobraflix. Desta forma a empresa conseguiu aumentar sua visibilidade num momento em que seu produto principal, carteiras, poderia tornar-se pouco atrativo para o mercado. Além disso, a Dobra buscou diversificar seu mix de produtos para atender a novas demandas. Este caso de ensino aborda como ocorreram estas inovações na DOBRA, destacando como seu modelo de gestão, sua cultura para inovação e seu propósito sustentaram as ações da empresa. Estas ações viabilizaram a descoberta de novas oportunidades de negócio para a empresa e asseguraram o aumento do faturamento da empresa com relação ao ano anterior (2019).
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo à Revista BASE o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista BASE acima explicitadas.