“Dobrando” a pandemia–A revolução do Dobraflix e novas oportunidades de negócio

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.4013/base.%202022.193.03

Palabras clave:

Inovação, Geração de valor, Covid-19.

Resumen

A empresa Dobra é uma startup brasileira fundada em 2016 cujo principal negócio é a venda online de carteiras. Em face do advento da pandemia do novo coronavírus, covid-19, em 2020, e o início das restrições de atividades produtivas, bem como da circulação de pessoas, a DOBRA precisou reconfigurar o seu modelo de negócios. Uma das inovações foi o desenvolvimento de uma plataforma digital com conteúdo gratuito, a Dobraflix. Desta forma a empresa conseguiu aumentar sua visibilidade num momento em que seu produto principal, carteiras, poderia tornar-se pouco atrativo para o mercado. Além disso, a Dobra buscou diversificar seu mix de produtos para atender a novas demandas. Este caso de ensino aborda como ocorreram estas inovações na DOBRA, destacando como seu modelo de gestão, sua cultura para inovação e seu propósito sustentaram as ações da empresa. Estas ações viabilizaram a descoberta de novas oportunidades de negócio para a empresa e asseguraram o aumento do faturamento da empresa com relação ao ano anterior (2019).

Biografía del autor/a

Moema Pereira Nunes, Universidade Feevale

Doutora em Administração

Universidade Feevale

 

Dusan Schreiber, Universidade Feevale

Doutor em Administração

Universidade Feevale

Publicado

2022-09-30